Péricles biografia

Biografia

Péricles

Uma das vozes mais admiradas do cenário musical nacional, Péricles ficou conhecido como um dos vocalistas do Exaltasamba, grupo com o qual fez muito sucesso, especialmente nos anos 1990.

Em carreira solo desde que o conjunto decidiu interromper suas atividades, o artista se consolidou como um dos grandes cantores de samba e pagode da atualidade. Saiba mais sobre sua vida e trajetória profissional aqui, no Kboing!

Dos festivais das igrejas católicas do ABC Paulista para os grandes palcos de samba do Brasil



Péricles nasceu em Santo André, município do Grande ABC Paulista e foi frequentando grupos de jovens em igrejas católicas da cidade que teve seu primeiro contato com a música, participando de festivais nas paróquias.

Apaixonado por samba, antes de se dedicar à carreira artística, trabalhou como sapateiro, metalúrgico, cabeleireiro e inspetor de alunos em uma escola, e fez parte de alguns grupos até, em 1986, ajudar a fundar o Exaltasamba.

Um dos conjuntos de pagode de maior sucesso da década de 1990 e do começo dos anos 2000, o Exaltasamba existiu por 26 anos, período em que gravou 15 álbuns, quatro DVDs e teve milhões de discos vendidos no país. Com a fama do grupo, Péricles ganhou notoriedade e com sua voz única, se tornou um dos grandes cantores de samba de sua geração.

Carreira solo depois de anos à frente do Exaltasamba



Em 2012, o Exaltasamba decidiu parar suas atividades e Péricles seguiu carreira solo, lançando o CD e DVD Sensações, que trazia o sucesso Linguagem dos Olhos, e certificou seu talento como cantor e compositor.

Com o começo muito bem sucedido de sua trajetória fora do grupo do qual fez parte por tantos anos, Péricles lançou em 2013 o DVD Nos Arcos da Lapa, que foi gravado na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, e conta com as músicas Se Eu Largar o Freio e Final de Tarde. E em 2015, produziu seu terceiro álbum, Feito Pra Durar, que traz as músicas Erro Meu, Feito Pra Durar e Melhor Eu Ir.

O sucesso consolidado tem permitido ao sambista apostar em projetos como A Gente Faz Festa, no qual ele se uniu em turnê a Thiaguinho e Chrigor Lisboa, outros ex-integrantes do Exaltasamba.

Algumas curiosidades sobre Péricles



Confira 3 curiosidades sobre uma das principais vozes do samba e pagode na atualidade:

- o nome completo do artista é Péricles Aparecido Fonseca de Faria
- Péricles é pai do cantor Lucas Morato
- ele gravou uma versão da música Estação Derradeira, de Chico Buarque, para o filme Chico: Artista Brasileiro, do diretor Miguel Faria Jr.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a vida e a carreira do Péricles, aproveite para ouvir os maiores sucessos do artista aqui, no Kboing.