Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom recebe convidados estrangeiros

17 de julho de 2023, 15h18, por Amanda Ramalho

A Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom, formada por 25 jovens do Rio de Janeiro, vai promover concertos gratuitos nos dia 22 e 29 de julho, dentro da programação do RIO HARP FESTIVAL, a partir das 18h, no Forte de Copacabana.

Além do seu tradicional repertório, que resgata grandes sucessos da MPB, o grupo contará com a participação especial dos harpistas Jesus Suarez, da Venezuela, e Kevin Zabidiel, do México.

O músico venezuelano Jesus Suarez já participou de eventos públicos, privados e programas de televisão com os grupos Casabe e Travesias e desde 2007 atual como harpista independente.

Já Kevin Zabidiel, do México, tem 17 anos de vida profissional. Ele é um performer conhecido e professor que resume a técnica musical e experiência artística da harpa contemporânea.

O concerto contará ainda com canções de Gilberto Gil, Belchior, Milton Nascimento, entre outros. A regência é de Luiz Potter, direção artística de Márcia Melchior e direção musical de Antonio Carlos da dupla com Jocafi.

"É muito importante para esses jovens da OVFC participar do Rio Harp Festival, ainda mais contando com a companhia de dois artistas estrangeiros. As apresentações acontecem no último sábado do mês, excepcionalmente vamos fazer no dia 22 de julho em homenagem ao aniversário do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), que comemora, neste dia, 86 anos de existência dedicado a orientar e coordenar as atividades educacionais nas Linhas de Ensino Militar, de Saúde e Complementar, além das atividades dos graus de ensino Preparatório e Assistencial e as Atividades Culturais, de Educação Física e Desporto no âmbito do Exército. O General de Exército Richard Fernandez Nunes chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército sempre nos apoiou desde o início, nunca faltou às nossas apresentações e não poderíamos deixar de fazer esta homenagem", declarou Márcia Melchior.

O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL. Já o patrocinador é a ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e Prefeitura do Rio/Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX e Associação de Arte e Cultura RioMont.

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo da música. Siga o KBOING no Instagram!

Fonte: Assessoria Ana Paula Romeiro