Guitarra roubada de Steve Vai, em 1986, é encontrada intacta no México

17 de janeiro de 2023, 11h03, por Amanda Ramalho

Há mais de 36 anos desaparecida, o guitarrista Steve Vai conseguiu encontrar sua guitarra roubada em 1986.

O modelo, chamado como "Swiss Cheese" (em tradução livre: queijo suíço) foi usado no clipe de "Yankee Rose", de David Lee Roth.

Quando Steve se preparava para sair em turnê com o grupo solo do ex-vocalista Van Halen a guitarra foi roubada e nunca tiveram informações sobre o paradeiro. Agora, passados muitos anos, no último final de semana o músico compartilhou uma foto ao lado da guitarra.

"Reunido, e isso é tão bom. Curiosamente, depois de desaparecer há 36 anos e meio, minha guitarra personalizada Joe Despagni "Swiss Cheese" finalmente foi devolvida para mim. Essa guitarra foi construída sob medida para mim por Joe Despagni. Joe foi meu melhor amigo na vida quando crescemos, e ele me fez algumas das guitarras mais loucas em que já coloquei meus dedos, como a guitarra Flame, a Lightning Bolt, essa guitarra Swiss Cheese, a ZNG ZNG e a peça final que ele fez para mim antes de falecer, a Teadolita. Ele trabalhou com seu irmão Rob em muitas dessas guitarras.

Eu usei a "Swiss Cheese" no vídeo original de Yankee Rose, enquanto estava com David Lee Roth, e a estendi aos ensaios e planejava fazer uma turnê com ela, mas essa guitarra, junto a outras três, foi roubada em Pasadena, Califórnia, em Perkins Palace, durante os ensaios para a turnê (do álbum) Eat 'Em and Smile. É oficialmente a primeira guitarra a receber cabo "monkey" e a primeira que Joe fez com cabo, a meu pedido.

A guitarra foi descoberta pelo jovem Iván Gonzáles Acosta (Instagram: @byivan997) no sótão da casa dos seus avós em Tijuana, México não há muito tempo. Parece que as pessoas que viviam na casa dos avós antes deles compraram a guitarra pelo caminho e ela ficou presa no sótão só para ser descoberta recentemente quando estavam a reorganizar as coisas.

Quando o Ivan descobriu esta guitarra, ele postou algumas imagens online e elas vieram no radar fiel do nosso próprio Mike Mesker. Mike é A autoridade na história e especificidades de todas as minhas guitarras. Mike começou a contactar Ivan e depois de algum tempo ele conseguiu organizar uma entrega onde Ivan foi encontrado por Mike, Doug MacArthur e eu. Obrigado ao Mike pela sua sólida vigilância em trazer esta guitarra para casa.

A condição da guitarra quando vi foi chocante. É como se tivesse sido colocado na mala e nunca jogado durante 36 anos. As cores ainda estão vibrantes e o pescoço está em ótimo estado.

Obrigado Ivan pela consideração gentil e por me reunir com este pedaço da minha história. Receber esta guitarra parece que um velho amigo voltou para casa depois de tantos anos para tocar comigo. Acredito que juntos faremos uma maravilhosa sanduíche de presunto e suíço.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música. Curta nossa página no Facebook!

Ouvir músicas do Steve Vai