Cher doa 180 mil garrafas d'água para cidade que sofre crise hídrica

19 de janeiro de 2016, 11h00, por Alexandre Murari
Divulgação

No estado de Michigan, nos Estados Unidos, a cidade de Flint, que conta com mais de 100 mil habitantes, vive uma crise hídrica desde 2014. A água da cidade é tóxica e carregada de chumbo – um metal extremamente pesado.

Solidarizando-se com a necessidade dos moradores de Flint, a cantora Cher, junto a um empresário do ramo, arrecadou mais de 180 mil garrafas d'água e enviou para a cidade. A ação foi revelada no último sábado, 16, em um comunicado: "Essa é uma tragédia de proporções arrasadoras e é chocante que está acontecendo no meio de nosso país", alega Cher.

A situação se deve a uma manobra do governador do estado, que, a fim de poupar dinheiro, mudou a central de abastecimento que ficava em Detroit para o rio Flint, localizado na cidade. Entretanto, a água do rio é altamente corrosiva e deteriorou a canalização de abastecimento lançando altas quantidades tóxicas de chumbo.

A gravidade do cenário é grave porque, devido à falta de água limpa e potável, os moradores de Flint vêm reclamando de constantes náuseas, dores de cabeça, alergias, anemia, perda de cabelo e rachaduras na pele. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou estado de emergência na cidade.

A publicação abaixo mostra o estado da água: