Um dos maiores nomes da música nacional, Ney Matogrosso encanta há décadas como artista. Ele que é cantor, diretor e ator tem marca registrada nos palcos pela sua irreverência e apresentações excepcionais.

Ney saiu da casa dos pais novo, aos 17 anos, em busca da liberdade para fazer aquilo que gostava. Envolveu-se com a dança, com a música e com o teatro, participou de um programa de televisão e fez de tudo um pouco até decidir que seria ator. No Rio de Janeiro, 1966, adotou a filosofia hippie e começou a confeccionar e vender peças de artesanato em couro.

O envolvimento com a música

Ney Matogrosso vivia entre São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília até conhecer o produtor musical João Ricardo. Ele estava em busca de um cantor de voz aguda para compor um grupo musical e convidou Ney para fazer parte do Secos & Molhados.

Ney deu o primeiro passo na sua carreira e passou a fazer bastante sucesso junto com os outros integrantes: João Ricardo, Gérson Conrad, Tato Fischer, Marcelo Frias, Emilio Carrera, Sérgio Rosadas, John Flavin e Willy Verdaguer.

No conjunto musical, o cantor gravou dois discos com a extinta gravadora Continental e permaneceu entre 1973 e 1974 no grupo. Nesses álbuns haviam canções que posteriormente se tornariam grandes marcos da história brasileira, como Rosa de Hiroshima, Sangue Latino, O Patrão Nosso de Cada Dia e muitas outras.

Um ano depois de deixar o grupo (1975), Ney Matogrosso lançou seu primeiro álbum solo “Água do Céu - Pássaro”, que na época foi considerado “extravagante demais” e teve venda quase que inexpressiva.

Hoje, com 23 álbuns gravados, o artista coleciona sucessos na carreira. As canções Rosa de Hiroshima, Homem com H, Mal Necessário, Mulheres de Atenas, Calúnias, A Cara do Brasil, Tanto Amar e muitas outras estão entre as músicas consagradas do cantor.

Curiosidades sobre o cantor Ney Matogrosso

- Ney já foi militar da Aeronáutica
- o cantor foi o primeiro músico a se apresentar no Rock in Rio com a música “Desperta, América do Sul”, no dia 11 de janeiro de 1985
- no final de 1970, Ney Matogrosso e Cazuza foram namorados

Com mais de 40 anos de carreira, Ney Matogrosso ainda hoje é um grande ícone na música brasileira e conhecendo a sua trajetória fica fácil entender porquê. Se você também é fã do cantor, ouça algumas de suas músicas aqui no site da Kboing!