Seu Jorge biografia

Seu Jorge

estilos: MPB, Samba

Um dos artistas mais respeitados do cenário nacional nos últimos anos, Seu Jorge é músico, cantor, compositor, ator e produtor, tudo com sucesso.

O carioca, que já foi sem-teto, venceu dificuldades, driblou regras e se tornou um dos grandes nomes da arte brasileira no mundo. Quer saber mais sobre este artista completo? A gente te conta a seguir.

História de superação



Seu Jorge nasceu em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, primogênito de quatro filhos, em uma família humilde. Começou a trabalhar bem cedo, aos 10 anos, em uma borracharia. Cedo também, ele passou a se envolver com a música. Desde a adolescência frequentou rodas de samba, bailes charmes e bailes funks cariocas e deu início à sua profissionalização como músico cantando na noite.

Uma tragédia, a morte de um de seus irmãos em uma chacina, levou à desestruturação da família de Seu Jorge. Ele então saiu de casa e, por três anos, morou nas ruas. Foi nesse período que o artista foi descoberto pelo clarinetista Paulo Moura, que o convidou para o teste de um musical. Aprovado, participou da montagem de mais de 20 espetáculos com o grupo do Teatro da Universidade do Rio de Janeiro.

Reconhecimento e sucesso internacionais



Dos musicais, Seu Jorge partiu para a carreira como músico, primeiro participando da formação da banda Farofa Carioca. Depois, iniciando sua carreira solo, lançando, em 2001, o álbum Samba Esporte Fino e, em 2003, o aclamado Cru, que o levou a receber, por dois anos consecutivos, o prêmio de Melhor Cantor da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e conquistar 5 estrelas das críticas francesa e inglesa.

Em 2005, gravou com Ana Carolina o álbum ao vivo Ana & Jorge e conquistou de vez o público nacional. Desde então, o cantor lançou diversos trabalhos solo e participações,além de ter conquistado importantes indicações e prêmios, como três Grammy Latinos, recebidos em 2008, 2012 e 2015.

Carreira como ator



Além do êxito na carreira como músico, Seu Jorge também tem tido grande sucesso como ator.

Em 2002 foi o personagem mané Galinha no aclamado Cidade de Deus, filme brasileiro que disputou o Oscar. E em 2003 foi convidado para participar de The Life Aquatic with Steve Zissou, do cineasta Wen Anderson, ao lado de estrelas como Bill Murray e Cate Blanchett.

Ao longo dos anos 2000, atuou em mais de uma dezena de filmes, além de ter feito participações em programas de TV, como o seriado Os Normais.

Curiosidades sobre Seu Jorge



Confira três curiosidades sobre este incrível multiartista:

- É dono de dois bares em São Paulo e da Cervejaria Karavelle
- O apelido “Seu Jorge” foi dado pelo baterista Marcelo Yuka
- É pai de três filhas

Curtiu saber um pouco mais sobre a vida e a carreira do Seu Jorge? Continue aqui no KBoing para conhecer melhor seus artistas preferidos.