Racionais Mc's

Biografia

Racionais Mc's

Quando se fala em rap nacional e, principalmente, em letras que traduzem a desigualdade social no país, o grupo Racionais MC’s é o primeiro que vem à cabeça. Eles, que têm uma carreira consolidada há mais de 20 anos, até hoje denunciam o racismo, o sistema opressor e tantas outras deficiências brasileiras.

Desde 1988, quando surgiram na “Coletânea Consciência Black”, com as músicas “Pânico na Zona Sul” e “Tempos Difíceis”, todas as canções do grupo trazem alguma mensagem de reflexão sobre aqueles que têm menos visibilidade para a sociedade.

Discografia dos Racionais MC’s



O Racionais MC's, formado pelos inconfundíveis Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira), Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador), Edy Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kleber Geraldo Lelis Simões), conquistaram sucesso no Brasil e no mundo fazendo apresentações, inclusive, em alguns países asiáticos e europeus.

Ao longo de mais de duas décadas, os discos “Holocausto Urbano” (1990), “Escolha Seu Caminho” (1992), “Raio-X do Brasil” (1993), “Sobrevivendo no Inferno” (1997), “Nada Como Um Dia Após o Outro Dia” (2002) e “Cores & Valores” (2014) carregaram suas principais letras. Além disso o CD e o DVD ao vivo “1000 Trutas, 1000 Tretas”, que têm a participação especial de Jorge Ben Jor, produzidos em 2006, fazem parte dos sucessos do grupo.

Em 1997, com o lançamento de “Sobrevivendo ao Inferno”, que trazia faixas como “Diário de um Detento” — música criada em parceira com um ex-presidiário, retratando a rebelião de 1992 no presídio do Carandiru —, o Racionais MC's vendeu mais de 500 mil cópias de discos.

O grupo foi além e conquistou ainda mais fãs com o lançamento do álbum “Nada Como Um Dia Após o Outro Dia”. As canções que embalaram o disco “Vida Loka I e II”, “Negro Drama” e “Jesus Chorou” ainda estão entre os raps mais ouvidos no país.

O último disco lançado pelos Racionais MC’s, “Cores & Valores”, trouxe faixas inéditas e foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil como o melhor disco nacional de 2014.

Curiosidades sobre os Racionais Mc's



- a inspiração para o nome do grupo veio do disco "Racional", de Tim Maia
- Mano Brown já ganhou o prêmio Sharp de compositor revelação
- durante uma apresentação no festival “Rap no Vale”, os músicos foram presos sob acusação de incitação à violência