Órgão da Espanha denuncia Shakira por suposto crime fiscal

22 de janeiro de 2018, 12h16, por Alexandre Murari
Divulgação

Uma denúncia feita pela Agência Tributária espanhola no Ministério Público aponta que a cantora Shakira cometeu um crime fiscal entre 2011 e 2014. A agência denuncia que, durante esse período, a artista, por residir na Espanha, deveria ter pago os impostos neste país pela maior parte de sua renda gerada no mundo todo.

→ Álbum póstumo de Jonghyun ganha data de lançamento

→ Karol Conka já bateu em assediador e ficou na mira de arma

O Jornal espanhol "La Vanguarda" confirma que o Ministério Público espanhol acredita que, por ter estabelecido a sua residência na Espanha para todos os efeitos em 2015, a cantora deveria ter tributado durante o imposto sobre a renda das pessoas físicas (IRPF) por seus investimentos gerados no mundo todo e não só os obtidos na Espanha.

→ Após lançamento, Anitta pode abrir evento da Copa do Mundo

Para a Agência Tributária, esta situação coloca a colombiana em delito, agravado pelo importe fraudado, que poderia ser elevado e chegar a dezenas de milhões de dólares, e agravente com dois anos de condenação, segundo as fontes.

A defesa de Shakira afirma que, durante estes anos, Shakira passava a maior parte do tempo fora da Espanha e que ela sempre cumpriu com suas obrigações fiscais e que este caso se trata de uma diferença de critério e não de "ocultamento fiscal".