Ultra-X, clínica especializada em radiodiagnóstica, faz plantão em outubro

03 de outubro de 2019, 11h54, por Amanda Ramalho
Divulgação

Durante o mês de outubro, o mundo se volta para a campanha Outubro Rosa alertando sobre o câncer de mama. 

O Ultra-X Medicina Diagnóstica, clínica de São José do Rio Preto, referência nacional em diagnóstico de imagem há mais de 60 anos, promove ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença. As duas unidades do centro de diagnóstico serão iluminadas com a cor rosa, marca do movimento. Haverá também distribuição de canetas e horário de atendimento especial, inclusive aos sábados, para a realização de exames de mamografia, visando atender mulheres que não têm disponibilidade durante a semana.

Na clínica, a procura pela mamografia aumenta em torno de 30% nos meses de outubro e novembro, reflexo da abrangência da campanha. Segundo a médica especialista em radiologia mamária, Luciana Martins Tajara, a mamografia é o principal recurso utilizado pelos médicos para a detecção precoce da doença. "Se descobertos em estágios iniciais, tumores menores que 1 cm podem ter até 90% de chances de cura. Também é importante ressaltar que quanto mais precoce for o diagnóstico do câncer de mama, menos agressivo pode ser o tratamento", afirma a médica.

Dados recentes divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, no Brasil, são registrados 59,7 mil novos casos de câncer de mama. A doença também é a segunda que mais mata mulheres em todo o mundo, perdendo apenas para o melanoma.

Como a doença geralmente não apresenta sintomas em sua fase inicial é importante que as mulheres mantenham em dia seus exames de rotina, como mamografia e ultrassonografia. "O INCA e o Ministério da Saúde recomendam que mulheres entre 50 e 69 anos façam exames a cada dois anos, mas vale destacar que a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia anualmente a partir de 40 anos", reforça Tajara.

É sempre válido lembrar que os cuidados com a saúde devem ser constantes, durante todo o ano, e, ao perceber qualquer alteração no corpo, deve-se procurar ajuda médica especializada.

Sobre a campanha
O movimento conhecido mundialmente como Outubro Rosa surgiu em 1920, quando a Fundação Suzan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa para participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York. A partir de 1990, a corrida passou a ser promovida anualmente com o objetivo de estimular a população sobre os riscos do câncer de mama.

No Brasil, a campanha é realizada pelo Ministério da Saúde desde 2010, por meio de eventos, debates e apresentações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

Serviço:
Ultra-X Medicina Diagnóstica
Mamografias aos sábados:
dias 5, 19 e 26 de outubro – das 8 às 12h
Unidade Redentora – Rua Cila, 3033
Unidade Boa Vista – Rua Capitão José Verdi, 1421
Agendamentos: (17) 4009-4444 / (17) 99652-4688 - whatsapp

Fonte: Assessoria Comunic