The Monnas lança hoje o musical: "Infelizmente, existe esse movimento feminista"

08 de março de 2021, 11h16, por Amanda Ramalho
Reprodução

Idealizado e produzido pela banda rio-pretense The Monnas, o projeto musical "Infelizmente, existe esse movimento feminista" está sendo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.), e traz para a reflexão o tema violência contra a mulher.

Com duração de 30 minutos, a live será exibida hoje, dia 8 de março, propositalmente neste Dia Internacional da Mulher, às 20h pelo canal do YouTube da banda The Monnas.

Confira um trecho da live:

O projeto

O projeto concebido pelas integrantes da Banda The Monnas é um musical que traz para a reflexão o tema violência contra a mulher e de como esse assunto é debatido no momento. A maneira como o grupo traz o debate se diferencia, pois trabalha o conceito reverso, trazendo histórias reais contadas num espaço de glamour baseado nas produções da Broadway. A escolha de falar de um tema tão pesado e casar com o encanto das produções musicais procura mostrar como a sociedade vivencia esses fatos reais, doloridos e tão corriqueiros.

"Histórias que chegam a um patamar de fatos tidos como banais, sem muitas vezes se aprofundar na dor dessas mulheres agredidas e/ou que vivem um relacionamento abusivo. É a velha história do 'normal', que 'em briga de marido e mulher não se mete a colher', até que essa mulher é morta", comenta Talita Campos, proponente do projeto.

De gênero dramático, a live contará com 6 monólogos que são alternados com muita música. São recortes de histórias de mães, esposas, namoradas, mulheres trans e de diferentes graus de instrução e classe social, onde todas elas têm algo em comum: todas passaram por alguma forma de violência de seus parceiros.

O musical foi filmado no Teatro Municipal Nelson Castro (respeitando as regras de distanciamento social para a prevenção da contaminação do COVID 19) e editado previamente. Será exibido em caráter de "live", mostrando também um making-of dos bastidores e do processo de montagem.

Dados nacionais

No Brasil, os índices de violência contra mulher ainda são altos (mulheres são quase 67% das vítimas de agressão física no Brasil). E quando a mulher entra em processo de separação do parceiro, muitas sofrem tentativa de feminicídio, sendo 71% do parceiro atual ou ex parceiro como suspeitos. 80% de tentativas de feminicídio acontecem após a separação. Muitas mulheres em processo de separação sofrem por 2 anos em média vários tipos dos mesmos. Mesmo com o sancionamento da Lei 11.340, conhecida como Maria da Penha, muitas mulheres não se sentem protegidas após registrar ocorrência. O tema foi inspirado na fala do jogador Robinho, condenado pela justiça italiana por estupro coletivo.

Serviço:
Musical "infelizmente, existe esse movimento feminista"
Dia:
8 de março, às 20h
Transmissão: youtube.com/themonnas
Duração: 30 minutos
Classificação: 14 anos
Organização e realização: The Monnas
Redes Sociais: @themonnasoficial / facebook.com/TheMonnas/

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música. Curta a nossa página no Facebook!