Sesc Rio Preto recebe a 33ª Bienal de São Paulo!

21 de agosto de 2019, 15h40, por Amanda Ramalho
Divulgação

A partir do dia 27 de agosto, o Sesc Rio Preto promove, em parceria com a Fundação Bienal, uma das etapas do programa de mostras itinerantes da 33ª Bienal de São Paulo - "Afinidades afetivas", exposição que recebeu 736 mil visitantes no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, entre setembro e dezembro do ano passado.

Em São José do Rio Preto, estarão presentes aproximadamente 40 obras de artistas como Aníbal López, Gunvor Nelson, Siron Franco e Alejandro Cesarco, além de um ensaio visual exclusivo do fotógrafo Mauro Restiffe durante a montagem da mostra.

As itinerâncias da 33ª Bienal de São Paulo foram concebidas pelo curador convidado Jacopo Crivelli Visconti como novas experiências em relação ao projeto original elaborado pelo curador geral da mostra, Gabriel Pérez-Barreiro.

Para as itinerâncias, buscou-se enfatizar onde obras, artistas e pensamentos que apareciam, na 33ª Bienal, separados e distantes, aproximam-se e se atraem, assim como as moléculas e os elementos citados por Goethe em seu romance As afinidades eletivas (1809), uma das referências do projeto de Pérez-Barreiro.

Serviço:
33ª Bienal de São Paulo – Itinerância São José do Rio Preto.
Artistas participantes:

Alejandro Cesarco
Montevidéu, Uruguai, 1975. Vive em Nova York, NY, Estados Unidos

Aníbal López (A-1 53167)
Cidade da Guatemala, Guatemala, 1964 – 2014

Bruno Moreschi
Maringá, PR, Brasil, 1982. Vive em São Paulo, SP, Brasil

Gunvor Nelson
Estocolmo, Suécia, 1931. Vive em Kristinehamn, Suécia

John Miller & Richard Hoeck
Cleveland, OH, Estados Unidos, 1954. Vive em Nova York, NY, Estados Unidos, e Berlim, Alemanha Hall in Tirol, Áustria, 1965. Vive em Viena, Áustria, e Breslau, Polônia.

Lucia Nogueira
Goiânia, GO, Brasil, 1950 – Londres, Reino Unido, 1998

Siron Franco
Goiás Velho, GO, Brasil, 1947. Vive em Aparecida de Goiânia, GO, Brasil

Sofia Borges
Ribeirão Preto, SP, Brasil, 1984. Vive em São Paulo, SP, Brasil, e Paris, França.

Sobre o programa de mostras itinerantes

O programa de mostras itinerantes com seleções de obras da Bienal de São Paulo é uma iniciativa que chega em 2019 à sua 5ª edição. A itinerância da 32ª Bienal, em 2017, percorreu 13 cidades, sendo duas no exterior, e recebeu um público total de 650 mil visitantes. Para a realização das Itinerâncias da 33ª Bienal foram firmadas parcerias inéditas com a Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo (ES), o Museu Nacional (DF), a Fundação Iberê Camargo (RS) e o Museo de Antioquia, em Medellín (Colômbia). Também foram renovadas parcerias com o Sesc SP, a Fundação Clóvis Salgado (MG) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

A 33ª Bienal de São Paulo – Afinidades afetivas - Itinerância São José do Rio Preto, acontece na unidade do Sesc Rio Preto de 27 de agosto a 24 de novembro! A entrada é gratuita e pode ser visitada de terça a sexta: 13h15 às 21h30; sábado e domingo: 10h às 18h.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!

FONTE: Assessoria Sesc Rio Preto