Que Beatles nada! Hip hop foi o estilo que mudou a música

06 de maio de 2015, 10h46, por Amanda Ramalho
Divulgação

Muita calma nessa hora... vamos explicar as razões! De acordo com uma pesquisa realizada pelo Imperial College e a Universidade de Londres, a chegada do hip hop à indústria fonográfica ofuscou o boom da beatlemania que tomou conta na década de 60. Ao que sabemos eles eram considerados um dos fenômenos mais explosivos do cenário musical.

O estudo foi baseado em uma análise de computador que vasculhou 17 mil músicas que foram sucesso na Billboard entre as décadas de 60 e 2010. A pesquisa organizou em categorias como instrumentos, arranjos, propriedades musicais e outros elementos revelando três momentos marcantes: a emergência do rap e hip hop em 1991 no mainstream; o movimento "synthpop" ou tecnopop, em 1983, que mistura música eletrônica e sintetizadores com o rock; e o advento de bandas roqueiras com os Beatles, Rolling Stones e The Who, na década de 60.

Por mais que os Beatles tenham conquistado os críticos e carinhos de uma legião de fãs, pesquisadores chegaram à conclusão de que o movimento gerado pelo hip hop foi ainda mais profundo e marcante: "moldou a estrutura musical das paradas americanas".

Matthias Mauch, um dos pesquisadores, ressaltou que esta metodologia científica possa ser questionada por muitos, mas insistiu que o estudo apresenta detalhes inovadores.

"Pela primeira vez podemos medir em grande escala as propriedades musicais nas gravações. Podemos, de fato, ir além do que nos dizem os experts ou sobre o que sabemos, pois olhamos diretamente às composições, medimos suas características e entendemos como se transformaram", afirmou o estudioso.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!

Ouvir Beatles        |       Letras de Beatles