PODCAST: usuários do TikTok, Índia sem internet e muito mais!

28 de setembro de 2021, 14h42, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, terça-feira, dia 28 de setembro!

Uber

A Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo alega que a Uber excluiu, de forma sumária e sem aviso prévio, 15 mil motoristas da plataforma, o equivalente a 1% de toda a base de colaboradores no Brasil. A empresa nega a informação e afirma que 1.600 parceiros foram desligados em virtude do cancelamento de viagens em excesso ou para fins de fraude, o que viola o Código da Comunidade.

Alta dos componentes eletrônicos

Desde o último ano, o mundo tenta se adaptar ao novo cotidiano imposto pela pandemia da covid-19. O cenário exigiu mudanças nos ambientes de trabalho e educação, favorecendo o crescimento recorde do home-office e outras alternativas aos formatos tradicionais.

A migração também acelerou o processo de digitalização, resultando no aumento da demanda por dispositivos eletrônicos de todos os tipos, o que afetou o fornecimento de peças elevando valores que chegou a ficar 5 mil por cento mais caro.

Investimento Facebook

O Facebook anunciou um fundo de US$ 50 milhões que será aplicado na construção do chamado metaverso da empresa – um grupo de espaços virtuais que você pode explorar com outras pessoas que não estão na mesma área física que você.

O valor será dedicado para pesquisa e programas de parcerias que garantam que o produto seja desenvolvido de forma responsável.

WhatsApp

Apesar de ter voltado atrás na implementação de suas novas diretrizes de uso, o WhatsApp segue firme no plano de encerrar o suporte para celulares antigos. Em seu site, a companhia anuncia que o aplicativo vai deixar de funcionar em diversos aplicativos a partir de 1° de novembro.

O WhatsApp vai parar de rodar em dispositivos com a versão 4.0.4 do Android. Será necessário ter o 4.1 ou variantes mais recentes.

iPhone 13

E por falar em celular... As promessas feitas pela Apple sobre a bateria do iPhone 13 Pro Max se confirmaram num teste de autonomia realizado nos últimos dias. O celular recém-anunciado ficou ligado por 9 horas e 52 minutos.

TikTok

Em ascensão meteórica, o TikTok atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Para efeito de comparação, a empresa tinha cerca de 55 milhões de usuários globais no começo de 2018 e em julho de 2020 esse número saltou para 689 milhões.

A rede social disse ter registrado um crescimento de 45% desde julho do ano passado. O Brasil está ainda entre os principais mercados da plataforma, junto com os Estados Unidos, a Europa e a Ásia.

Índia sem internet

O governo do Rajasthan, estado da Índia, cortou a internet de milhões de pessoas no último domingo por um motivo bem inusitado: evitar trapaças entre os candidatos que participaram do Exame de Elegibilidade para Professores do Rajastão.

Segundo o site The Register, o exame foi aplicado para mais de 1 milhão e 600 mil pessoas, mas a estimativa é que pelo menos 8 milhões e meio de indianos tenham ficado sem conexão no domingo.

De acordo com as autoridades, a medida foi necessária para evitar que os candidatos buscassem respostas na internet.

Campanha de Vacinação

Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo inicia na próxima sexta-feira, dia 1º, uma campanha para atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos. Os pais ou responsáveis devem levar os menores a um dos mais de 5 mil postos de saúde para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.

Vacinação Covid-19

E por falar em vacinas... Com 288 mil moradores completamente imunizados com duas doses ou dose única contra a Covid-19, Rio Preto superou a marca de 60% da população com esquema vacinal completo.

A meta é imunizar pelo menos 90% dos moradores e o índice só não foi atingido ainda com a primeira dose dos adultos por falta de estoque.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, Diário da Região