PODCAST: uso de cheques no Brasil, vagas de emprego no Google e muito mais!

25 de janeiro de 2022, 15h43, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, terça-feira, dia 25 de janeiro!

Supercomputador Meta

Um novo supercomputador entrou em operação neste mês. Criado pela Meta, a mesma empresa por trás do WhatsApp, Instagram e Facebook, o equipamento terá potência equivalente à de 100 mil PCs desktop quando estiver operando em capacidade máxima.

O objetivo do equipamento é acelerar a pesquisa de inteligência artificial e ajudar no desenvolvimento de tecnologias para o futuro metaverso.

Empregos no Google

O Google anunciou que vai abrir 200 novas vagas para engenheiros no Brasil até o final de 2023. A empresa conta com um Centro de Engenharia em Belo Horizonte e pretende dobrar o número de profissionais atuando no país. A companhia também pretende investir ao longo de dois anos no desenvolvimento de uma força de Engenharia na cidade de São Paulo.

As oportunidades incluem opções de trabalho híbrido nas capitais citadas e vagas 100% remotas. A empresa oferece ainda canais dedicados para incentivar inscrições de pessoas negras, prática adotada pelo Google no Brasil desde o fim do ano passado. Ao longo de 2022, a companhia abrirá mais empregos nas áreas de tecnologia e de negócios.

Uso de cheque no Brasil

De acordo com Federação Brasileira dos Bancos, com o avanço da tecnologia, o uso do cheque caiu 93,4% entre os brasileiros. O meio de pagamento que um dia foi o mais tradicional no Brasil reduziu muito desde 1995.

A tendência de queda segue em crescimento e não parou nos últimos 26 anos. No ano passado, o volume de compensações caiu 23,7%. Apesar da queda, no ano passado foram compensadas mais de 218 milhões de folhas de cheque.

Vacina contra opioides

A epidemia de opioides tem sido um dos maiores problemas das áreas de segurança e saúde dos Estados Unidos nos últimos anos. Sem uma solução fácil para esta questão, os pesquisadores estão pensando em saídas inéditas para conseguir tratar o vício, o que inclui, uma vacina.

Um grupo de cientistas da Universidade de Columbia está trabalhando em uma vacina que tem como alvo o vício em oxicodona. Atualmente, o imunizante contra opioides está sendo testado em alguns voluntários com transtornos de abuso de drogas.

Google

O Google protocolou um recurso de uma decisão de 2020 que a obriga a pagar US$ 40 mil a um advogado e remover um artigo considerado difamatório. A empresa afirmou que cumprir essa decisão teria como resultado uma "censura" da internet.

A disputa se iniciou em 2016, quando o advogado pediu ao Google que retirasse do ar um artigo do jornal The Age de 2004 — que ainda se encontra disponível. O artigo afirmava que esse advogado havia sido acusado de estar envolvido em uma série de assassinatos ocorrido em Melbourne, na Austrália.

No entanto, o que realmente aconteceu foi que o advogado estava representando clientes envolvidos no crime. As acusações contra ele foram retiradas em 2005, mas o artigo permaneceu no site e no mecanismo do Google. Foi então que, há seis anos, ele entrou com o processo.

Aparelhos apreendidos

Mais de 3 milhões de aparelhos não homologados foram retirados de circulação ao longo do ano passado em todo o Brasil, pela Anatel. As apreensões foram resultado das operações ligadas ao Plano de Ação de Combate à Pirataria do órgão.

Segundo a agência reguladora, a maior parte dos produtos piratas apreendidos é classificada como equipamentos de radiação restrita. Nesta categoria, estão itens como fones de ouvido, caixas de som, mouse sem fio, teclado sem fio, relógios inteligentes e microfones.

Programação Butantan

O Instituto Butantan oferece uma programação virtual gratuita para crianças e adultos até a próxima sexta-feira, dia 28. Entre as atividades estão contação de histórias, teatro, oficinas, palestras e webinar. Além disso, será possível acompanhar lives com pesquisadores sobre as diferentes vacinas produzidas pelo órgão.

O evento “Férias no Butantan”, realizado pelo Centro de Desenvolvimento Cultural do instituto, abordará a importância da organização e preservação dos patrimônios documentais das instituições científicas, explicar as diferenças dos soros produzidos pelo órgão e o propósito deles.

O acesso será pela plataforma Zoom e, em alguns casos, com limite de público.

Álcool e câncer

Um novo estudo genético em larga escala demonstrou que o consumo de álcool tem ligação direta com a incidência de câncer. Os dados apontam que o consumo de bebidas alcoólicas é responsável por pelo menos 400.000 mortes por câncer a cada ano ao redor do mundo.

Evidências de estudos realizados em países ocidentais já demonstravam que o álcool tem uma forte ligação com casos de câncer na cabeça, pescoço, esôfago, fígado, cólon e mama. Porém, existe uma dificuldade em definir se esses tipos de câncer estão ligados somente ao consumo de bebidas alcoólicas.

Vacinação infantil

Seguindo uma recomendação do Instituto Butantan, a prefeitura de São Paulo ampliará de 14 para 28 dias o retorno para a segunda dose da vacina contra a Covid-19 da Coronavac para crianças de 6 a 11 anos.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer pediátrica é de 56 dias, isto é, de 8 semanas.

A prefeitura explicou a CNN que a mudança foi por uma questão logística. A partir de agora todas as crianças cumprirão o prazo de 28 dias entre as doses. As UBS entrarão em contato com os pais para falar sobre a nova data.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

FONTE: Olhar Digital, CNN, TecMundo, Agência Brasil