PODCAST: sistema operacional indiano, ajuda para dessalgar a carne e mais!

27 de janeiro de 2022, 15h31, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, quinta-feira, dia 27 de janeiro!

Uber

A Uber está sendo processada por um passageiro que ficou tetraplégico em um acidente durante uma corrida pelo aplicativo. O jovem de 31 anos, está pedindo à empresa US$ 63 milhões em danos. No processo, ele acusa a Uber de negligência e alega que a plataforma de caronas não conseguiu verificar, contratar e supervisionar adequadamente seu motorista, resultando em ferimentos graves que mudaram sua vida.

De acordo com o processo, Good pegou uma carona pelo Uber para ir do trabalho à sua casa no dia 30 de abril de 2021. Durante o trajeto que levaria cerca de 15 minutos o motorista fez um desvio brusco e bateu em um carro estacionado. O processo cita que o passageiro bateu a cabeça no banco da frente e sofreu, imediatamente, a paralisia.

Tesla altos lucros

A Tesla teve um ano lucrativo, em 2021, e mesmo com a pandemia a receita permanece alta nos Estados Unidos neste ano. Com entregas quase 90% acima dos números de 2020, a Tesla conseguiu a maior margem operacional trimestral.

Além disso, bilhões de dólares foram gastos para novas instalações de produção em Berlim, Austin e Texas que superou as metas de receita. No quarto trimestre de 2021, a Tesla produziu 930 mil veículos elétricos e entregou por todo mundo.

Twitter

O Twitter registrou recorde de solicitações de remoção de conteúdo por partes de governos do mundo inteiro. A rede social revelou que nunca houve tanta demanda como entre janeiro e junho de 2021.

No total foram 43.387 pedidos oficiais de posts envolvendo mais de 196 mil contas. A empresa informou ainda que aceitou totalmente ou parcialmente cerca de 54% das solicitações, que incluem ainda pedidos judiciais e processos.

No Brasil, o governo pediu 141 remoções de conteúdo de 472 contas no mesmo período. O número é menor que no ano anterior, quando 288 solicitações foram feitas para 1.086 contas.

Sistema operacional

O governo da Índia está considerando desenvolver um sistema operacional totalmente indiano de smartphones para competir com Android e iOS.

No momento, as autoridades e o Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação estão analisando startups e instituições interessadas em se envolver no processo. Eles acreditam que há espaço para um terceiro sistema operacional no mercado, então o governo está trabalhando em políticas que incentivem o desenvolvimento no país

Carro Voador

Um carro que pode se transformar em uma pequena aeronave foi aprovado em testes de voo na Eslováquia.

O carro voador, batizado de “AirCar”, recebeu um Certificado de Aeronavegabilidade da Autoridade de Transporte Eslovaca após completar 70 horas de testes de voo rigorosos, segundo informou a Klein Vision, a empresa por trás do carro-avião de modo duplo.

De acordo com um comunicado, os voos de teste — que incluíram mais de 200 decolagens e aterrissagens — foram compatíveis com os padrões da Agência Europeia de Segurança da Aviação.

Sal para dessalgar

Você sabia que colocar sal na água ajuda a dessalgar a carne!? Pois é... A maioria dos cortes de carne são pedaços de músculo, e todo músculo tem bastante água em sua composição. A água fica presa dentro das células do boi ou do bacalhau, e essas células ficam separadas do meio externo por uma membrana permeável.

Se a concentração de sal no interior da célula estiver alta em relação ao meio externo, ela deixa a água de fora entrar para manter a diluição razoável. Se a concentração estiver baixa, ocorre o oposto: a água precisa sair. O nome desse processo é osmose.

Ao colocar sal na água, você torna o líquido mais salgado que a carne, forçando a água a sair. E o fluxo de água acaba levando consigo um pouco do sal preso na peça, o que acelera a dessalga. Outro fator que influencia é a temperatura: uma salmoura (água + sal) quente acelera o processo.

Volta às aulas

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, prevê o retorno das aulas presenciais nas escolas a partir do dia 7 fevereiro e descartou a adoção de novas medidas restritivas na capital paulista.

Apesar da escalada de infecções pela variante Ômicron, - com uma alta de 152% de novas internações por covid-19 ou suspeita da doença nas três últimas semanas no Estado -, ele aponta que os casos ligados à nova cepa têm apresentado menor letalidade.

Vale lembrar que a Prefeitura cancelou o carnaval de rua e adiou os desfiles no sambódromo de fevereiro para abril, mas não prevê fechamento do comércio ou das escolas.

Cirurgias eletivas

O Hospital de Base de Rio Preto anunciou ontem a suspensão das cirurgias eletivas.

De acordo com a instituição, a medida foi tomada por conta do aumento no número de casos positivos de Covid-19.

Os procedimentos cirúrgicos oncológicos eletivos e as cirurgias de urgência e emergência continuarão sendo realizados normalmente no Hospital de Base.

Uma nova reunião será feita na próxima semana para decidir se as cirurgias eletivas serão retomadas.

Furtos em Rio Preto

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o número de furtos em Rio Preto aumentou 24,6% em 2021 em relação ao ano anterior. Em relação a 2019, período antes da pandemia, houve queda de 17,9% nos casos de furtos.

O número de furtos de veículos subiu 6,5% no ano passado, quando os casos subiram de 762 para 812. Os dados indicam que os roubos de veículos tiveram aumento de 34%, passando de 46 para 62 na comparação entre os mesmos períodos.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, Diário da Região, Super Interessante