PODCAST: regularização do título eleitoral, redução do cérebro dos gatos e mais!

28 de janeiro de 2022, 15h41, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, sexta-feira, dia 28 de janeiro!

Curso Nubank

A Nubank pode entrar em breve no setor de educação financeira para empresas e consultoria em criptomoedas. A informação é do site Livecoins, que encontrou um curioso registro da companhia no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

De acordo com a página, o Nu Pagamentos fez o registro de uma marca chamada Nuversity, que envolve consultoria comercial na área de tecnologia de protocolo de confiança e criptomoedas.

Vagas na Uber

A Uber anunciou a abertura de mais de 70 vagas para engenheiro de software, cujos contratados irão atuar em diferentes áreas do Centro de Tecnologia da empresa localizado em Osasco. A oferta também inclui oportunidades para trabalho híbrido ou 100% remoto, abrindo chances para a candidatura de profissionais de todo o país.

Os postos abertos são para desenvolvimento mobile em Android e iOS e para engenharia Back-end. Embora o trabalho tenha como foco o mercado nacional, os projetos e ferramentas criados na sede da empresa no Brasil são de aplicação global, podendo ser utilizados em outros países nos quais o aplicativo de transporte esteja presente.

Gás Natural

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que a abertura do mercado de gás natural em Rondônia vai potencializar a exploração de gás na bacia dos rios Solimões e Amazonas, na Região Amazônica. A afirmação foi feita na solenidade do anúncio da abertura desse mercado no estado.

Sancionado em abril do ano passado, a Lei do Gás criou mecanismos para o chamado novo mercado do gás. Segundo o ministro, a lei já trouxe resultados com a chegada de novas empresas no segmento de exploração e suprimento de gás natural.

Cérebro de gatos reduzindo

Segundo um novo estudo, ao longo dos últimos 10 mil anos ou mais, desde que se iniciou o processo de domesticação dos gatos, o cérebro desse felino está ficando gradualmente menor.

Esse achado pode levar a novas percepções sobre como se dá a evolução dos animais quando começam a ser mantidos regularmente por seres humanos.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores compararam o tamanho dos crânios (um indicador do tamanho do cérebro) de gatos domésticos (Felis catus) com os de gatos selvagens da Europa (Felis silvestris) e África (Felis lybica).

Avião para o espaço

Imagina só, você embarcar em uma viagem de avião e, ao olhar pela janela, ver o espaço!? Bom, essa é a ideia de viagem da empresa chinesa Space Transportation a partir de 2025.

Eles estão desenvolvendo um "foguete com asas" que servirá tanto para o turismo espacial como para viagens na Terra por meio de voos suborbitais.

O avião espacial teria como objetivo fornecer transporte rápido entre dois locais na Terra através de viagens suborbitais, totalmente reutilizável.

Eleições 2022

E as eleições 2022 vem aí e tem gente que anda com o título irregular. Para quem precisa transferir o título ou o lugar de votação pode fazer isso pela internet.

Se você mudou de cidade e ainda não regularizou o seu título de eleitor, recomenda-se que faça isso o quanto antes para evitar eventuais problemas com a transferência do documento.

O Tribunal Superior Eleitoral, por meio do site Título Net, plataforma online da instituição, disponibiliza alguns recursos para dar mais facilidade ao processo. Além de possibilitar a mudança do local de votação, a ferramenta também permite tirar um novo título de eleitor e consultar outras informações, como por exemplo, se você está em dia como a Justiça Eleitoral.

Os brasileiros terão até o dia 4 de maio para solicitar a troca.

Brócolis contra o câncer

Segundo pesquisadores da Universidade de Hiroshima, no Japão, um composto do brócolis pode ajudar no tratamento contra o câncer.

A pesquisa explica que a molécula induz a morte de células que desenvolvem doenças como câncer de mama, próstata e colo de útero.

Além do brócolis, a mesma molécula, também foi encontrada na couve e no repolho. Agora, os pesquisadores seguem investigando o papel da substância no tratamento contra outras doenças e tumores.

Covid em crianças

Estudo feito no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo identificou sintomas prolongados da Covid-19 em 43% de crianças e adolescentes três meses após a infecção.

Os pacientes com idades entre 8 e 18 anos foram monitorados por mais de quatro meses. Dentro do grupo de 53 que tiveram a infecção por Covid-19 confirmada, 23 crianças e adolescentes apresentaram sintomas até três meses depois de ficarem doentes.

Os sintomas mais presentes foram dores de cabeça, falta de ar e dificuldade de concentração. Alguns jovens apresentaram anemia nos exames de acompanhamento.

Vacinação Infantil

E falando em Covid-19... Começou nesta sexta-feira, 28, a vacinação de crianças de 6 anos sem comorbidades contra a doença em Rio Preto. Na segunda-feira, 31, será a vez dos pequenos com 5 anos entrarem na campanha – este último grupo será imunizado com a Pfizer, já que a Coronavac é aprovada apenas para quem tem a partir de 6 anos.

Os pais podem levar as crianças em seis unidades de Rio Preto: Caic, Central, Eldorado, Jaguaré, Santo Antônio e Vila Elvira. A imunização acontece das 7h30 às 15h.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, Agência Brasil, Diário da Região