PODCAST: padronização de carregadores, Tinder e muito mais!

17 de agosto de 2021, 15h02, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Carregadores padronizados

A União Europeia planeja apresentar em setembro uma lei que obriga o uso de um modelo de carregador padronizado dentro dos 27 países do bloco. A Apple deve ser a companhia mais impactada pela regra pois insiste no padrão Lightning para iPhone e parte do catálogo de aparelhos num momento em que a indústria caminha em direção ao USB-C.

Segundo o poder legislativo da União, a medida reduziria o acúmulo de lixo eletrônico e traria mais conveniência aos usuários.

Tinder

O Tinder anunciou que disponibilizará a verificação de identidade para seus membros em todo o mundo a partir do próximo trimestre. Para determinar como a medida será implantada, o aplicativo estudou as recomendações de especialistas, contribuições de usuários e a legislação de cada país.

O recurso já está em funcionamento no Japão desde 2019. De acordo com o Tinder, a decisão recente levou em conta os aprendizados desse mercado.

WhatsApp

O WhatsApp estreou sua maior campanha publicitária de marca no Brasil, no qual exibirá materiais em diversos canais no território até o fim do ano. Com o mote "Privacidade para suas mensagens", o objetivo da ação é reforçar o compromisso da gigante com a proteção de mensagens pessoais.

De acordo com a empresa, conteúdos variados, divulgados inclusive em redes sociais, programas televisivos e por pessoas influenciadoras e personalidades, ressaltarão que as mensagens compartilhadas no WhatsApp ficam somente entre os envolvidos naquela conversa, sendo que nem o aplicativo e nem o Facebook conseguem acessá-las.

Xiaomi novos produtos

Na próxima semana, a Xiaomi sediará seu evento anual "Mi Smarter Living", onde deve apresentar uma série de novos produtos para o mercado indiano.

Com mais de 350 milhões de produtos que incorporam o conceito "Internet das Coisas" no mercado global, a Xiaomi também passou a liderar o segmento de dispositivos inteligentes, além do setor de celulares. Atualmente, a empresa conta com fortes vendas nas categorias de vestíveis, entretenimento e até mesmo segurança, com suas câmeras instaláveis. Para 2022, a empresa entrará com uma série de notebooks premium.

Conteúdo Sensível Instagram

O Instagram permite que os usuários filtrem a quantidade de conteúdos sensíveis exibidos na seção "Explorar". Por meio dessa atualização, as publicações que não descumprem regras, mas que podem apresentar cenas fortes, como conteúdos violentos e sexualmente sugestivos, podem ser evitadas pelos usuários.

Basta acessar seu perfil pessoal, tocar sobre o ícone de três barras no canto superior direito da tela e em seguida, clique na opção Configurações – Conta – Controle de Conteúdo Sensível. Depois há 3 opções disponível: Limitar, Limitar Ainda Mais ou Permitir – no qual os filtros são desativados.

Vazamento Detran

O Detran sofreu um suposto vazamento na tarde de ontem. De acordo com uma publicação em fórum cibercriminoso, um vendedor anuncia uma base com 2 milhões de linhas registrados nos sistemas que trazem informações sensíveis de motoristas, como nome completo, número do documento, placa do carro e unidade federativa.

Segundo uma fonte anônima que enviou mais detalhes ao TecMundo, a extração dos dados aconteceu em 2021, o que revelaria a possibilidade de vazamento não autorizado ou vulnerabilidade presente no sistema. Além disso, que seria possível comprar a totalidade do vazamento pelo valor de US$ 200, cerca de R$ 1.000 na cotação atual da moeda.

Facebook e Talibã

O Facebook anunciou que vai começar a banir publicações do Talibã e de usuários que apoiem o grupo. A decisão vem após o regime voltar ao comando de Cabul, capital do Afeganistão, depois que as tropas dos Estados Unidos começaram a deixar o país. A rede social vai contar com o apoio de especialistas fluentes em idiomas afegãos.

A decisão inclui também outras plataformas do grupo, como o WhatsApp e o Instagram. O mensageiro, inclusive, foi apontado como uma das formas de comunicação do Talibã, o que motivou a ação do Facebook em suas redes. Apesar de já possuir regras contra conteúdo extremista, a empresa deve direcionar seus esforços para a crise no Afeganistão.

Novas regras do Plano São Paulo

As novas regras do Plano São Paulo sem restrição de horários para abertura e fechamento de estabelecimentos e atividades comerciais entram em vigor nesta terça-feira, 17. Anunciada no final de julho pelo governador João Doria como “Retomada Segura”, a nova fase também permitirá atendimento com 100% da capacidade, desde que não haja aglomeração. O uso obrigatório de máscara e distanciamento social continuam sendo exigidos.

A Prefeitura de Rio Preto anunciou que seguirá as mesmas medidas anunciadas pelo Estado de SP.

Queimada Rio Preto

Rio Preto amanheceu nesta terça-feira coberta por fumaça e com cheiro forte de queimada.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, nenhum incêndio de grandes proporções foi registrado no município. A corporação acredita que a fumaça foi provocada pelo conjunto de queimadas que ocorreram na região na segunda-feira.

A ocorrência de queimadas aumentou em 300% somente em Rio Preto. A estação de monitoramento da qualidade do ar da Cetesb apontou que a cidade registrou 203 microgramas de material particulado fino por metro cúbico de ar, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de apenas 10 microgramas.

Por causa dos dados, Rio Preto foi classificada como município com qualidade do ar muito ruim.

OUÇA TODAS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: TecMundo, TechTudo, G1