PODCAST: molécula contra o câncer, 5G pode causar problemas na aviação e mais!

19 de janeiro de 2022, 15h40, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, quarta-feira, dia 19 de janeiro!

Shopee

O crescimento da plataforma de e-commerce Shopee como destino de compra já é considerado um sinal de alerta para os varejistas brasileiros, que iniciam 2022 tentando se recuperar das perdas no mercado.

Nomes importantes do setor, como Americanas e Magazine Luiza, registraram uma perda anual impulsionada pela desvalorização acumulada de 58% dos seus papéis na bolsa.

Um dos fatores que ajuda a justificar o resultado ruim é a economia fraca no país e também o temor dos investidores de uma competição ainda mais acirrada no varejo nacional.

Vale ressaltar que a Amazon também é outro player internacional que atraiu o interesse dos consumidores.

Telegram

As características do Telegram se tornaram ideais para as vendas de dados financeiros roubados. Segundo um relatório divulgado por uma empresa de inteligência cibernética, o serviço de mensagens instantâneas gratuito possui regras flexíveis e se tornou uma alternativa aos fóruns secretos da deep e dark web.

Criar e manter um canal na plataforma é mais fácil e simples do que construir um site com extensão .onion na tradicional dark web. Entre outras vantagens, os canais são pesquisáveis, têm acesso facilitado e ainda contam com a popularidade e segurança do Telegram.

Por isso muito cuidado com seus acessos!

YouTube Premium

O YouTube Premium, plano de assinatura da plataforma de vídeos do Google, agora tem a opção de pagamento anual no Brasil. A novidade garante um valor promocional no uso e também inclui a versão paga do YouTube Music.

Usuários que optar pelo pagamento que é válido por 12 meses de uma vez vai ganhar um desconto. A renovação não é automática, o que significa que você deverá refazer o pagamento ao final do período.

5G e as companhias áereas

O setor aéreo dos Estados Unidos entrou em rota de colisão com as companhias telefônicas por conta do lançamento da tecnologia 5G. Os CEOs das 10 maiores empresas de aviação do país dizem que a interferência do serviço de internet pode provocar mais danos ao tráfego aéreo do que o imaginado

A banda C do novo serviço 5G utiliza um segmento do espectro de rádio bem próximo ao utilizado pelos altímetros, que são dispositivos que medem a altura das aeronaves em relação ao solo. Dessa forma, milhares de voos podem ser suspensos ou atrasados se a tecnologia for utilizada perto de grandes aeroportos.

Problemas de hemorroida

Apesar de muitas pessoas terem tendência a desenvolver a hemorroida, você sabia que algumas práticas do dia a dia podem provocá-las ou ainda a agravá-las?

Segundo um estudo da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, levar o celular para o banheiro pode aumentar a incidência da doença.

Isso acontece porque ao levar o smartphone para o banheiro, é normal que as pessoas fiquem sentadas no vaso sanitário por mais tempo que o necessário. Dessa forma, muitas pessoas acabam por continuar fazendo força para evacuar mesmo quando já não é necessário, o que acaba dilatando os vasos sanguíneos das veias, levando ao surgimento das hemorroidas.

Atrasos no IPVA 2022

Começo de ano é sempre aquela correria para fazer as contas e deixar todos os impostos em dia. Com o IPVA não é diferente.

Em 2022, aqueles que moram em São Paulo tem a opção do pagamento à vista com desconto de 9% em janeiro. Além do débito à vista, também é possível fazer o parcelamento do imposto em até cinco vezes.

Para aqueles que esquecerem o pagamento, será cobrada uma multa diária de 0,33% até o limite de 20% sobre o valor do imposto, além da incidência de juros equivalentes à taxa Selic, de no mínimo 1% ao mês, incidente sobre o valor do imposto acrescido da multa.

Pesquisa de câncer

Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia encontraram uma molécula inédita que pode contribuir no combate ao câncer. Essa molécula age mais sobre as células tumorais do que sobre as células saudáveis – diferente da quimioterapia, que apesar de eficaz, impacta nas células saudáveis e causa efeitos colaterais.

Com essa pesquisa em mãos, agora a ideia é desenvolver tratamentos mais saudáveis para o organismo e claro, a cura para a segunda maior causa de mortes do mundo.

Saúde Rio Preto

A Prefeitura de Rio Preto está distribuindo senhas e limitou a quantidade de pessoas atendidas no Centro de Atendimento Respiratório, do Complexo da Swift. O objetivo é reduzir a lotação dentro do local. Nas Unidades de Pronto Atendimento a espera também tem sido longa.

Para conter a demanda, a prefeitura restringiu o atendimento e testagem apenas para quem está com sintomas, mas como isso também não reduziu a demanda, o jeito foi fazer a distribuição de senhas.

Um ano de vacinção em Rio Preto

E ainda falando sobre Rio Preto, hoje, dia 19 de janeiro, completa um ano de campanha municipal de vacinação contra o coronavírus com 84,9% da população imunizada. É o maior índice entre as grandes cidades paulistas. São mais de 395 mil pessoas que receberam duas ou dose única em 12 meses.

Ao longo desse tempo, houve queda nos óbitos e mesmo com a variante Ômicron e com aumento de casos, a situação segue estável.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, Diário da Região, Só Notícia Boa