PODCAST: anúncios em sonho, musicoterapia, reforço da Janssen e mais!

22 de novembro de 2021, 15h45, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, segunda-feira, dia 22 de novembro!

PSDB

O PSDB suspendeu as prévias que definiriam o candidato do partido à presidência no ano que vem após problemas com o aplicativo de votação, no último domingo. O partido disse que uma nova data será definida para a retomada do processo de escolha do candidato à Presidência.

Concorriam no pleito o governador de São Paulo, João Doria, o do Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. Doria e Virgílio defendem que as prévias do PSDB sejam concluídas no próximo domingo. Já Eduardo Leite quer a conclusão do processo em 48 horas.

Atualização WhatsApp

O WhatsApp lançou mais uma ferramenta comercial: a mensagem de produto. Com o intuito de manter todo o processo de compra em sua plataforma, a função é uma mensagem interativa que permite enviar ao consumidor, dentro da janela de bate-papo, uma foto e texto de um produto acompanhada de uma botão para ver mais detalhes.

A mensagem possui duas variações, com produto específico ou um grupo de até 30 itens. A partir da conversa, é possível criar um carrinho de compras dentro do WhatsApp e enviar a solicitação de compra — não são cobrados custos extras para o uso da funcionalidade.

Polêmica do Facebook

Depois de mudar de nome, a rede social de Mark está empenhada em recuperar a audiência dos usuários jovens, que trocaram o Facebook por outras plataformas. Nesse sentido, a Meta está começando a gastar aquele os dólares prometido por seu CEO para criadores de conteúdo até o final do ano que vem.

Os primeiros destinatários desse dinheiro são músicos e celebridades, que podem receber até US$ 50 mil (R$ 278 mil) para divulgar lives no novo recurso de áudio ao vivo Facebook Live Audio Rooms, que veio para concorrer com o Clubhouse. Mais do que a conquista de criadores, o Facebook está de olho nos milhares de seguidores jovens desses artistas e influenciadores.

ENEM 2021

O primeiro dia de provas do ENEM 2021, realizado ontem, dia 21, trouxe um trecho da música "Admirável Gado Novo", do cantor Zé Ramalho, e perguntas sobre racismo, escravidão, erotização da mulher e questão indígena.

Para a redação, um tema importante pedia para ser discutido: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

No próximo domingo, dia 28, os estudantes retornam aos locais de prova para as questões de ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Dose de reforço Janssen

A Janssen protocolou na Anvisa um pedido para que fosse incluído a recomendação de uma dose de forço da vacina contra Covid-19. Com isso, a agência tem 30 dias para analisar o pedido e decidir se autoriza ou não a alteração. No pedido, a empresa apresentou estudos para defender a aplicação de mais uma dose em pessoas que tomaram a vacina da Janssen ou Pfizer.

A dose de reforço deve ser – preferencialmente – de Pfizer, pois vários estudos mostram que o imunizante usa a tecnologia do RNA, mensageiro que promove maior resposta imunológica.

Incubação de sonhos

Especialistas na área do sono estão alertando sobre uma nova tática de marketing: injetar anúncios nos sonhos. Um trio de pesquisadores publicou um ensaio sobre hackeamento de sonhos alertando que, de acordo com uma pesquisa, 77%  dos profissionais de marketing planejam usar esta tecnologia nos próximos três anos.

Agora, o pedido é que a Federal Trade Commission, que regula a publicidade nos Estados Unidos, deveria atualizar as regras contra mensagens subliminares em publicidade para proibir a incubação de sonhos.

Vazamento de dados

De acordo com um levantamento sobre cibersegurança, 16 mil credenciais de funcionários de órgãos públicos federais, estaduais e municipais estiveram expostas na internet. O que significa que os servidores usaram o login e senha corporativos em sites e acabaram tendo os dados expostos ou por vazamento direto do próprio órgão público.

O relatório da Axur corresponde ao período de julho a setembro de 2021 e com isso, constatou que, ao todo, houve mais de 2 milhões de dados expostos no país.

Musicoterapia

Você sabia que a música tem um efeito poderoso no cérebro? Além de ser uma terapia, cantar, tocar um instrumento ou simplesmente ouvir uma canção ativam várias áreas do cérebro que controlam a fala, o movimento, a memória e a emoção.

Estudos mostram que, para pessoas com Alzheimer, a música muitas vezes pode desencadear uma reação, ajudando os pacientes a acessar memórias que antes eram perdidas. Isto é, pacientes que sofreram danos cerebrais podem conseguir cantar uma música quando ela é tocada.

A música pode aumentar a massa cerebral, o que pode ajudar o cérebro a se reparar.

Combustível

Rio Preto foi a quinta cidade do Estado de São Paulo que mais consumiu etanol e combustíveis derivados do petróleo no ano passado. Os dados são do Anuário de Energéticos por Municípios, elaborado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, que elenca os principais energéticos consumidos pelos municípios paulistas.

No ano passado, entre os principais combustíveis, os rio-pretenses consumiram mais de 208 milhões de litros de óleo diesel, 180 milhões de litros de etanol e 77 milhões de litros de gasolina. Considerando todos os combustíveis derivados de petróleo e etanol hidratado, o montante representa 1,4% de tudo o que foi consumido no Estado.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, G1, TecMundo