PODCAST: Vacina brasileira parada, menina de 2 anos com QI elevado, cachorros assistem TV e mais!

04 de julho de 2022, 15h26, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, segunda-feira, dia 4 de julho!

KBOING FM

Robocalls abusivos

Algumas das principais operadoras do país decidiram entrar com um recurso na Anatel para questionar e ampliar a medida cautelar que determina o bloqueio a empresas que utilizam robôs para discagens em massa e desligam assim que a chamada é atendida.

As empresas concordam com o combate ostensivo que a agência vem fazendo nos últimos meses contra os robocalls abusivos, mas estão incomodadas com o fato de que esses clientes estão migrando para pequenas prestadoras.

Serviço de Streaming

Uma nova pesquisa sobre uso de aplicativos no Brasil apontou que a proporção de brasileiros com smartphone que assinam um ou mais serviços de streaming de filmes e séries no Brasil deu um salto de 10 pontos percentuais em um ano, passando de 56 para 66%.

Na análise por faixa etária, os assinantes se concentram no grupo de 16 a 29 anos 73% ; com 67% entre 30 a 49 anos.

A concentração de serviços está em 76% nas classes A e B e 63% nas classes C, D e E.

Carregamento elétrico

O governo dos Estados Unidos anunciou um investimento de mais de US$ 700 milhões do setor privado para o carregamento de veículos elétricos no país.

Como parte dos objetivos, está o de conseguir alcançar um volume de mais de 250 mil carregadores elétricos sendo produzidos por ano nos Estados Unidos. Além disso, esse movimento pretende criar 2 mil empregos adicionais.

Número de admissões cai

Os planos de contratar novos engenheiros em 2022 foram revistos pela Meta, que decidiu reduzir o número de admissões para a área em 30%. O anúncio foi feito pelo próprio CEO da empresa, Mark Zuckerberg.

Inicialmente, a companhia pretendia contratar 10 mil novos engenheiros até o final deste ano, mas a meta não poderá ser alcançada, devido a problemas econômicos. Dessa forma, o número de contratações para a área provavelmente ficará entre 6 e 7 mil, até o fim de 2022.

Queimada na Amazônia

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontam que a Amazônia teve um aumento significativo no número de queimadas em junho, com 2.562 focos contabilizados. Isso representa o maior registro para o mês nos últimos 15 anos, sendo menor apenas do que em 2007, quando foram computados 3.519 pontos de incêndio.

No acumulado de 2022, o número é 19% maior do que os pontos verificados nos primeiros seis meses do ano passado. Esse também é o maior índice para o semestre desde 2019.

Criança com QI elevado

A Isla McNabb é uma menina como todas as outras, mas com um diferencial: uma inteligência fora do comum e com isso se tornou a mais jovem integrante do Clube Mensa, uma sociedade de gênios internacionais.

Jason e Amanda, pais da menina, decidiram testar o QI da filha depois que ela começou a nomear objetos ao redor da casa. A pequena fez o teste de QI em maio, seis meses após completar 2 anos, e alcançou 99 de percentil de acertos. Esse resultado a colocou no seleto grupo de 1% da população que atinge a pontuação.

Horário INSS

A partir desta segunda-feira, os trabalhadores, aposentados e pensionistas que forem às agências do INSS terão novas regras de atendimento. As mudanças abrangem horários de abertura ao público, tipo de agendamento, o direito a acompanhante, a entrega de documentos e a validade de carteiras de identidade antigas.

As agências deverão funcionar por 12 horas diárias, com o horário de abertura fixado entre as 6h30 e as 10h. O atendimento ao público em geral deverá começar entre as 7h e as 8h, funcionando por seis horas diárias ininterruptas. O horário da tarde será dedicado a perícias médicas agendadas e a outros atendimentos internos.

Cachorros assistem TV?

Para quem é dono de um cachorrinho, uma pergunta recorrente é se os nossos pets são capazes de entender o que está acontecendo na tela de uma televisão, já que quando estamos juntos os cachorros têm o hábito de ficar encarando a tela por minutos.

Bom, eles recebem cores e luz de maneira diferentes de nós, então não necessariamente eles assistem a mesma coisa. Por outro lado, o hábito de prestar atenção nas telinhas é verdadeiro.

A ciência ainda não descobriu se eles conseguem entender que o que está por trás da tela é real ou não como por exemplo se conseguem interpretar que não existe um gato ou outro cachorro por trás da tela.

RedeVírus

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida por pesquisadores brasileiros enfrenta dificuldades para avançar. O imunizante, financiado pelo governo federal por meio da RedeVírus, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, encontra-se na fase 1 de ensaios clínicos desde o início do ano.

O estudo, não avançou para a próxima fase por falta de voluntários. Até o momento, apenas 39 pessoas foram vacinadas com pelo menos uma dose.

O governo já investiu mais de R$ 15 milhões no desenvolvimento do imunizante.

Fonte: Tecmundo, Olhar digital, Mega Curioso, Agência Brasil