PODCAST: Tijolo feito de óleo, 1º teletransporte, Diabetes curada com fezes saudáveis e mais

08 de agosto de 2022, 15h19, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, segunda-feira, dia 8 de agosto!

KBOING FM

Miss Universo para todas

O Miss Universo anunciou que a partir de agora, passará a aceitar entre as participantes mulheres casadas, divorciadas, grávidas e mães. O anúncio foi emitido pela CEO da competição, Amy Emmerich.

A mudança nas regras, após 70 anos do concurso, é importante porque toda mulher pode ser bonita, independente de ser casada ou não, ou de ter filhos ou não.

Engenharia de bactérias

Pesquisadores da Universidade da Califórnia-San Diego, nos Estados Unidos, conseguiram interromper a progressão da diabetes em camundongos usando organismos microscópicos transplantados nos animais. A engenharia de bactérias E.coli foi obtida a partir de amostras de fezes.

A técnica que usa partículas saudáveis do cocô poderá acabar com a necessidade de injeções de insulina para pacientes humanos num futuro próximo.

Olimpíada de Matemática

O estudante Thiago Zopone conquistou medalha de prata na olimpíada internacional de matemática Copernicus, em Nova York.

O adolescente de 15 anos, que está no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola de Bauru, interior de São Paulo, competiu contra 200 outros participantes de nove países, e também faturou a 3ª colocação no mundial da disputa.

Teletransporte

Cientistas do Canadá e Estados Unidos fizeram o primeiro teletransporte holográfico internacional do mundo. A combinação entre holograma e teletransporte ocorre quando a imagem de uma pessoa ou objeto é transmitida instantaneamente de um lugar para outro.

É algo parecido com o que o Dr. Spock e o capitão Kirk – do filme Star Trek/Jornada nas Estrelas – faziam quando se teletransportavam da Enterprise para outros locais.

Criança Prodígio

Nicole Oliveira Semião, de 9 anos, conhecida no meio astronômico como Nicolinha, a astrônoma amadora mais jovem do mundo, foi anunciada pelo Prêmio Global da Criança Prodígio 2022, como uma das 100 crianças-prodígio de todo o planeta.

Agora, Nicolinha vai representar o Brasil em Dubai como uma das 100 crianças-prodígio do mundo.

Segundo a plataforma, eles incentivam crianças de até 15 anos a mostrar seu talento e singularidade ao público global, para figurarem no top 100, além de ganharem destaque no Livro Anual Global de Crianças-Prodígio.

Tijolo feito de óleo

Pesquisadores de uma universidade na Austrália desenvolveram um novo tipo de tijolo feito a partir de óleo de cozinha residual misturado com enxofre e diciclopentadieno, dois subprodutos do refino do petróleo. Além de resistentes, esses novos blocos para construção se unem sem argamassa, mas apenas com uma pequena quantidade de catalisador amina.

A descoberta permite a produção de tijolos mais baratos, pois são fabricados com matérias-primas acessíveis e abundantes, além de permitir a reciclagem de resíduos domésticos e industriais de uma forma mais ecológica do que os tradicionais métodos de descarte atuais.

Celular dobrável

Agosto realmente será um grande mês para smartphones dobráveis, já que tanto a Samsung quanto a Motorola vão lançar os seus modelos. A Xiaomi também vai entrar na disputa: segundo alguns rumores, a marca chinesa pretende lançar o Mi MIX Fold 2 nas próximas semanas.

O vazamento da informação revela que o produto vai fazer frente aos vindouros modelos da Samsung e Motorola.

Campanha de vacinação

O Ministério da Saúde lançou em São Paulo, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. O objetivo é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional.

A partir de hoje, cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estarão abertas para aplicar doses de 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para esse público. A campanha terminará no dia 9 de setembro.

Temperatura em Rio Preto

Depois de mais de um mês sem chuva, a manhã desta segunda-feira, 8, amanheceu chuvosa em Rio Preto. A previsão é que essa chuva isolada continue durante todo o dia. À noite, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o tempo será de muitas nuvens, segundo

As temperaturas marcam mínima de 20 e máxima de 28 graus e a previsão é que as chuvas continuem até quarta-feira, 10, provocando queda nas temperaturas. Na terça, o tempo deve permanecer nublado, com chuvisco.

Fonte: Tecmundo, Olhar digital, Diário da Região