PODCAST: Olho seco no inverno, azeite brasileiro é o melhor, falta de vitamina B9 e mais!

03 de junho de 2022, 14h41, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, sexta-feira, dia 3 de junho!

YouTube

O YouTube anunciou em seu blog um novo recurso que irá permitir uma conexão direta entre televisão e celular. Chamada de YouTube para a sala de estar, a funcionalidade foi divulgada pelo diretor de produtos da plataforma, Neal Mohan, e elimina a necessidade do uso de controles remotos e de navegadores de internet nas TVs.

Com base na tendência de que mais de 80% das pessoas assistem televisão com o celular na mão, os pesquisadores da rede de compartilhamento de vídeos perceberam que os usuários também abrem o YouTube no app do celular. Com isso, eles assistem aos vídeos na tela grande, e fazem as outras ações (curtidas, assinaturas de canais) no aparelho.

Instabilidades

Uma vulnerabilidade crítica de segurança no firmware do modem UNISOC (empresa chinesa de semicondutores) foi encontrada pela Check Point Research. A brecha afeta milhões de dispositivos móveis Android pelo mundo todo, pois, até o final do ano passado, a fabricante possuía 11% de participação no mercado global. Ela produz chipsets que alimentam equipamentos de conexão que vão do 2G ao 5G.

Segundo a divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point Software Technologies, se não for corrigido, o problema pode ser utilizado por atacantes que desejem neutralizar serviços de modem e bloquear comunicações de um local específico, tudo por meio de um pacote enviado por estações de rádio.

Instagram Reels

A Meta anunciou o lançamento de novas ferramentas para a criação de vídeos na função Reels. Segundo publicação da empresa, no decorrer das próximas semanas a gigante disponibilizará diversas funcionalidades inéditas tanto para o Instagram (aplicativos iOS e Android) quanto para o Facebook (incluindo a versão desktop).

No caso do Instagram Reels, haverá um novo limite de tempo para materiais publicados na plataforma, que passará de 60 para 90 segundos.

Elon Musk

Um e-mail enviado pelo CEO da Tesla, Elon Musk, aos executivos da montadora de carros elétricos afirma que ele pretende cortar cerca de 10% dos empregos da companhia, com base em um sentimento ruim sobre a economia mundial.

Divulgada pela Reuters nesta sexta-feira (3), a mensagem com o título “Pause todas as contratações no mundo inteiro” chega dois dias após o bilionário ter lançado um ultimato aos seus funcionários, pedindo que voltem presencialmente aos seus postos de trabalho ou saiam da empresa.

Olho seco

O inverno ainda não chegou oficialmente, mas o frio já tem complicado a vida das pessoas, principalmente na questão de saúde ocular.

Agora as reclamações mais frequentes nos consultórios é sobre olho seco. Neste grupo, 27% ou 73 pacientes receberam diagnóstico.

Isso é mais que o dobro da incidência nas estações quentes antes da pandemia de covid, quando a disfunção atingia 12% dos brasileiros.

Falta de vitamina B9

Segundo uma pesquisa britânica, a falta de folato, a Vitamina B9, que atua na produção de novas células e na reparação do DNA, pode estar na origem de vários casos de demência – para se ter uma ideia, a carência desta vitamina aumenta em 68% o risco da doença.

As concentrações de vitamina B9 podem funcionar como um biomarcador utilizado para identificar as pessoas em risco de demência e mortalidade. No entanto, ainda é  necessário mais estudos para avaliar o papel da deficiência de folato na demência.

Melhor azeite é brasileiro

Um azeite brasileiro, produzido no Rio Grande do Sul, acaba de ganhar o prêmio de melhor do mundo!

O Milonga foi premiado, no mês de maio, como melhor azeite do Hemisfério Sul no EVO IOOC Italy 2022.

Essa foi a primeira vez que o azeite, produzido na cidade de Triunfo, participou da competição e já saiu consagrado. Criada em 2019, a marca ainda não havia participado de competições internacionais.

E uma curiosidade: o azeite consumido em quantidades necessárias faz bem à saúde e reduz riscos de demência, derrame e câncer.

Energia Solar

Está cada vez mais comum em Rio Preto conhecer alguém que tenha instalado energia solar em casa ou em negócios de vários tamanhos e ramos de atividade. A cidade vem se destacando como uma das líderes na instalação de novas unidades geradoras de energia solar no Estado de São Paulo.

Em 2021, Rio Preto ficou atrás apenas da cidade de São Paulo. Foram mais de 2 mil novas instalações, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica. No ano passado, Rio Preto mais do que dobrou a potência instalada em quilowatts, o que prova que a energia solar caiu no gosto dos rio-pretenses.

Aumento de furtos

Se o fechamento do comércio, em razão da pandemia do coronavírus, fez diminuir o número de furtos na cidade, a retomada econômica, em 2022, tem provocado um movimento inverso. Nos quatro primeiros meses deste ano, Rio Preto registrou aumento de 46% nos casos de furto comparado com o mesmo período de 2021. São 2.240 ocorrências de janeiro a abril contra 1.532 registradas no primeiro quadrimestre de 2020.

Especialista em Segurança Pública e delegado aposentado, Jorge Lordello atribui ao desemprego e também à dependência química, as razões para o aumento de casos de furtos.

Fonte: Tecmundo, Diário da Região, Olhar digital, Só Notícia Boa, Agência Brasil