PODCAST: Nobel da Educação, Gearbest fora do ar e muito mais!

15 de setembro de 2021, 19h39, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, quarta-feira, dia 15 de setembro!

Fim da Gearbest

A Gearbest, popular loja chinesa online de eletrônicos, parece ter fechado as portas e deixado clientes na mão. Como veiculado pelo Xakata, o site está fora do ar há pelo menos dez dias, exibindo uma mensagem de erro que indica que a URL é inválida. No aplicativo, que ainda pode ser encontrado nas lojas da Apple e Google, também é exibida a mensagem, apesar de ainda ser possível navegar em algumas páginas. A suspeita é de que a empresa tenha falido.

Crocodilo engole artefatos históricos

Artefatos históricos, que podem datar de mais de 4.000 anos, foram encontrados dentro do estômago de um crocodilo em Yazoo City, nos Estados Unidos. Os objetos foram encontrados por acaso, quando o animal foi levado para que tivesse sua carne e sua pele processadas.

Em um primeiro momento, o proprietário de um local para processamento de carne de caça, não reconheceu o que eram os objetos no estômago do crocodilo. Curioso, ele levou os artefatos a um especialista, que disse que se tratavam de objetos com milhares de anos.

Professor brasileiro

Apenas um professor brasileiro está na lista dos 50 melhores do mundo, os finalistas do Global Teacher Prize 2021, considerado o prêmio Nobel da Educação, que está em sua oitava edição.

O goiano Greiton Toledo de Azevedo, que foi indicado pelo projeto que desenvolve atividades para tratamento do Parkinson, é professor de matemática do Instituto Federal Goiano, em Ipameri, no sudeste do estado, cientista e doutorando.

Doação Jeff Bezos

O bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon, anunciou que vai doar mais de US$ 203 milhões para causas que combatem as mudanças climáticas.

O valor faz parte dos US$ 10 bilhões prometidos por Jeff no ano passado. Essa quantia será direcionada para causas envolvendo o clima do planeta.

Energia eólica

E ainda falando em consciência ambiental... Engenheiros brasileiros desenvolveram uma tecnologia inédita pra captar energia eólica, para aumentar a capacidade elétrica no país.

Pra se ter uma ideia, a altura média de uma turbina eólica é de 120 metros e o gerador brasileiro alcança entre 600 e 800 metros. Além disso, por ser menor, pode ser facilmente transportado. É mais barato, mais poderoso e menos espaçoso.

Missão espacial civil

A primeira missão espacial totalmente civil terá sua janela de decolagem aberta hoje (15), às 21h, para orbitar a Terra a mais de 27 mil quilômetros por hora. Essa velocidade possibilitará uma volta ao redor do planeta a cada 90 minutos, a bordo da Crew Dragon, cápsula desenvolvida pela SpaceX, empresa de foguetes do empresário Elon Musk.

Chamada de Inspiration4, a missão representa um grande passo para o turismo espacial. Ela terá, a bordo, quatro tripulantes e durará três dias. A expectativa é de que o ápice da aventura seja a uma altitude superior a 550 km.

Reajustes Uber e 99

O reajuste dos ganhos de motoristas anunciado pelas empresas Uber e 99 foi insuficiente, segundo eles, para compensar a alta recente de preços dos combustíveis e com a manutenção dos veículos. O movimento das plataformas veio após relatos de parceiros deixando a profissão ou negando corridas para não ficar no prejuízo.

O Estadão conversou com motoristas de apps, e a avaliação é de que a mudança foi tímida e que os ganhos foram consumidos pela inflação. Só o combustível teve alta de mais de 50% no ano. Já o reajuste das empresas nos repasses aos motoristas foi de até 35% sendo de 10% em algumas regiões.

CoronaTrap

Uma maneira eficaz de frear a pandemia é medir a carga viral presente no ar que respiramos. Para realizar essa tarefa, pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro criaram um aparelho chamado CoronaTrack.

Após uma evolução o medidor agora se chama CoronaTrap e além de medir a quantidade de vírus presente no ar, também aprisiona o vírus em seu interior. Como o primeiro aparelho era sensível a fatores ambientais, muitas vezes o vírus se degradava antes mesmo de ser analisado no laboratório — o que resultava em testes falso-negativos.

Variante Delta

A variante Delta já tem transmissão comunitária em Rio Preto. A confirmação foi feita por Andreia Negri Reis, gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica. A transmissão comunitária ocorre quando a pessoa não saiu da cidade e mesmo assim foi contaminada por uma doença contagiosa. Se o paciente for contaminado fora do município, o caso é considerado importado.

A variante Delta foi identificada em Rio Preto na segunda quinzena de agosto. Ela é considerada mais transmissível.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, Agência Brasil, TecMundo, G1