PODCAST: Feriado chuvoso, fim do YouTube Rewind e mais!

08 de outubro de 2021, 14h50, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, sexta-feira, dia 8 de outubro!

Jornalista Nobel da Paz

O Prêmio Nobel da Paz de 2021 foi concedido nesta sexta-feira, 8, a dois jornalistas: Maria Ressa e Dmitry Muratov, por seus esforços pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia, onde vivem.

Maria tem 58 anos, é filipina e fundadora do Rappler, um veículo crítico ao presidente Rodrigo Duterte. Já o russo Dmitry, de 59 anos, lidera o jornal independente Novaya Gazeta. Os dois jornalistas premiados são engajados na luta por uma imprensa livre e crítica.

Cometa

Considerado pelos astrônomos um dos maiores cometas já vistos, o Bernardinelli-Bernstein, que saiu da borda do Sistema Solar, está vindo em direção à Terra. Ele tem 150 km de diâmetro, sendo cerca de 31 vezes maior que qualquer outro já observado pelos cientistas.

O cometa foi identificado pela NASA em 2014, porém somente este ano os cientistas conseguiram encontrá-lo. Nomeado em homenagem aos cientistas que o descobriram, dos quais um é brasileiro, em um primeiro momento o cometa foi confundido com um tipo de astro conhecido como "planeta-anão".

TikTok                                                               

Ex-funcionários informais do TikTok denunciaram a plataforma por serviços terceirizados prestados para a ByteDance — empresa chinesa dona do TikTok. Em entrevista para o site Intercept, foi dito que as contratações eram realizadas através do WhatsApp, sem qualquer garantia com a empresa, e que os funcionários eram submetidos a cargas horárias extensas, baixa remuneração e muita pressão para cumprir as metas.

Google Play Pass

Lançado em 2019, o Google Play Pass está comemorando dois anos de existência neste mês de outubro, quando passou a ficar disponível em mais de 90 países. O serviço, que estreou no Brasil em dezembro do ano passado, oferece acesso ilimitado a alguns aplicativos disponíveis na loja oficial do Android.

Pagando uma taxa mensal de R$ 9,90, o assinante pode usar apps e jogos totalmente livre de anúncios e compras. Quando estreou, a plataforma incluía 350 títulos, aproximadamente, mas agora já são quase mil.

Google e YouTube

E ainda falando sobre o Google... a empresa não permitirá que anunciantes, editores e até influenciadores do YouTube monetizem vídeos e conteúdos que neguem a existência de mudanças climáticas.

Isso inclui conteúdo que se refere às mudanças climáticas como uma farsa ou fraude, alegações que negam que as tendências de longo prazo mostram que o clima global está esquentando e alegações que negam que as emissões de gases de efeito estufa ou a atividade humana contribuem para a mudança climática.

SMS invadidos

A Syneverse, responsável por encaminhar mensagens de texto para algumas das maiores operadoras de telefonia celular dos Estados Unidos e do mundo, teve seus sistemas invadidos durante cinco anos. A revelação foi feita pela própria companhia no último dia 27 de setembro.

Em um relatório encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a empresa informou ter tomado conhecimento da invasão em maio deste ano. Ao investigar o caso, ela descobriu que a violação começou em maio de 2016, comprometendo as informações de login de 235 dos seus clientes.

Fim do YouTube Rewind

O YouTube confirmou oficialmente que não irá mais produzir os vídeos de retrospectiva de final de ano da plataforma. Chamados de Rewind, eles começaram em 2010 como uma espécie de ranking dos clipes e criadores de conteúdo mais populares dos últimos meses.

Porém, a empresa foi criticada em algumas das edições mais recentes por uma série de motivos, desde ignorar alguns convidados até produções mais complexas (e aparentemente caras) que apenas apresentavam youtubers rapidamente.

Feriado prolongado

O feriado prolongado do dia das Crianças que vai de sábado (9) até terça (12), deve ser de tempo chuvoso e com sensação de frio na cidade de São Paulo. Segundo os meteorologistas do Climatempo, no litoral paulista, o acumulado das chuvas deve chegar a 100 milímetros ao longo do feriado.

Na capital, a previsão é a de que a máxima não supere 19°C, e de chuva moderada no sábado. A mínima, prevista para a madrugada, deve ser de 15°C.

Comércio no feriado

E por falar no feriadão... O comércio do Calçadão de Rio Preto vai abrir em horário especial no feriado prolongado. No sábado, 9, as lojas do Calçadão funcionam das 9h às 17h. Na segunda-feira, dia 11, o horário será das 9h às 20h. Já na terça, feriado do dia 12, Dia das Crianças as lojas abrem das 9h às 15h.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!