PODCAST: Dia Nacional do Doador de Sangue, Disney+, ENEM 2021 e mais!

25 de novembro de 2021, 20h33, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, quinta-feira, dia 25 de novembro!

O Enem começou a ser aplicado no último domingo, dia 21, e segue no próximo dia 28. Com o maior exame de acesso ao ensino superior do país em mãos, é possível concorrer a vagas em instituições públicas e privadas em todo o Brasil e também em instituições estrangeiras.

Atualmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep tem convênio com 51 instituições de ensino em Portugal. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas. A lista das instituições está disponível no portal do Inep. 

Atualização WhatsApp

O portal WABetaInfo identificou no beta mais recente do WhatsApp Desktop que o serviço está trabalhando em uma extensão do prazo da opção "Apagar para todos" em mensagens para até 7 dias e 8 minutos; o limite atual do mensageiro é 1 hora, 8 minutos após o envio original.

A iniciativa ainda está em desenvolvimento, então é possível que este prazo seja modificado até o lançamento ou anúncio oficial.

Uso de máscara

O governo de São Paulo anunciou que vai desobrigar o uso de máscaras de proteção em espaço aberto a partir de 11 de dezembro.

A ideia é manter o uso de máscaras nas áreas internas e para estações e centrais de transporte público do estado. Mesmo que a céu aberto, nas estações, o uso de máscaras continuará sendo obrigatório. Trens, ônibus e serviços de transporte coletivo, a obrigatoriedade permanece.

Alienígenas

O Pentágono, nos Estados Unidos, estabeleceu um novo grupo para investigar os relatos de pessoas que dizem terem visto alienígenas. O Grupo de Identificação e Sincronização de Gerenciamento de Objetos Aerotransportados focará em uma nova Força-Tarefa de Fenômenos Aéreos Não Identificados da Marinha do país.

De acordo com o Departamento de Defesa, o objetivo é detectar, identificar e atribuir objetos de interesse em Espaço Aéreo de Uso Especial, para avaliar e diminuir quaisquer ameaças associadas à segurança de voo e nacional segurança.

INSS

O INSS iniciou o pagamento da segunda parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas. Até 7 de julho, o instituto conclui o pagamento para cerca de 31 milhões de segurados. A data do depósito é de acordo com o número final do benefício (começa pelo 1), sem levar em conta o dígito verificador.

O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, correspondente a 50% do benefício devido no mês de maio de 2021, foi paga com os benefícios dessa competência – de 25 de maio a 8 de junho. A segunda parcela está sendo paga junto com os benefícios da competência do mês de junho de 2021 – de 24 de junho a 7 de julho. Normalmente, o pagamento ocorre nas competências de agosto e novembro.

Disney+

A Disney pretende investir US$ 8 bilhões a mais em conteúdo no ano que vem. A companhia de entretenimento do Mickey Mouse anunciou o plano de gastar US$ 33 bilhões em novo conteúdo no próximo ano, em uma centena de novos títulos para todos os seus setores de mídia: estúdios, entretenimento geral e esportes.

Os valores vão, principalmente, para filmes e séries nas plataformas de streaming da companhia.

Mudanças climáticas

A conferência do clima das Nações Unidas realizada no início deste mês trouxe como pauta as ameaças climáticas. Aqui no Brasil, essas mudanças já começam a ser percebidas no Brasil e em um importante setor, o dos portos públicos. Um estudo divulgado nesta semana mostrou a necessidade da elaboração de medidas urgentes para evitar prejuízos aos usuários e à economia do país.

Os vendavais tem sido a maior ameaça do clima para o setor. Das 55 ações possíveis para se adaptar ao problema, 21 delas são estruturais e 34 não estruturais. As medidas incluem: diversificação das ligações terrestres para o porto; construção de abrigos; ampliação das dragagens; e melhoria da qualidade dos acessos aos terminais.

Ciclo vacinal

A cidade de São Paulo atingiu ontem, dia 24, 100,03% dos adultos com o ciclo vacinal completo contra a Covid-19, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde da capital paulista.

A proporção acima dos 100% ocorre por causa de pessoas que não moram na capital, mas foram imunizadas nela. Por este motivo, também não é possível afirmar que todos os adultos residentes na cidade de São Paulo estão completamente imunizados contra a Covid-19.

Segundo os dados do Vacina Já, ao todo, foram aplicadas mais de 53 milhões de doses da vacina no estado de São Paulo.

Hemocentro de Rio Preto

Um aviso importante para a região de Rio Preto. O Hemocentro da cidade está recebendo, em média, 50 doações de sangue por dia, mas para atender toda a demanda das 39 instituições da cidade e da região com tranquilidade, o ideal seria receber em média 100 pessoas diariamente.

Nesta quinta-feira, dia 25, é o Dia Nacional do Doador de Sangue e por esse motivo, o Hemocentro ressalta o convite para as pessoas contribuírem. Cada bolsa de sangue salva quatro vidas, isto é, uma única doação sua pode salvar até 4 pessoas. O Hemocentro está aberto todos os dias, das 7h às 13h na avenida Jamil Feres Kfouri, 80.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: CNN, G1, Olhar Digital, TecMundo