PODCAST: Dia Mundial do Chocolate, melhores países para morar, cigarros eletrônicos e mais!

07 de julho de 2022, 15h10, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, quinta-feira, dia 7 de julho!

KBOING FM

Cyberbulling vai render prisão

No Japão, pessoas condenadas por difamação e assédio moral na internet, prática conhecida como cyberbullying, podem agora receber multas de 300 mil ienes (cerca de R$ 12 mil) e cumprir até um ano de prisão.

A revisão no código penal do país, aprovada pelo Parlamento em 13 de junho, entra em vigor a partir desta quinta-feira, dia 7. Antes, a pena era de detenção por menos de 30 dias ou multa de cerca de R$ 400.

Dia Mundial do Chocolate

Nesta quinta-feira, 7 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Chocolate, um dos alimentos mais consumidos no mundo. Ele também é a opção preferida como ingrediente em uma variedade de sobremesas e é considerado por muitos a melhor opção como presente em várias datas comemorativas.

Além de um sabor inigualável, há muitos benefícios. Quanto maior a concentração de cacau, menor o teor de açúcar do chocolate, que o torna mais saudável.

O chocolate ativa hormônios como a endorfina, que atua como analgésico natural; a dopamina, associado à motivação e recompensa e como ele ajuda no fluxo sanguíneo melhora a função cerebral.

Cibersegurança

O Brasil saltou da 71ª (septuagésima primeira) para a 18ª posição no ranking mundial de cibersegurança organizado pela União Internacional de Telecomunicações, agência ligada à Organização das Nações Unidas. Contando apenas as Américas, o país ocupa a terceira colocação na análise, que teve a inclusão de 194 nações.

A subida é positiva, mas especialistas acreditam que dá para melhorar em diversos pontos como a falta de comunicação entre os órgãos envolvidos com cibersegurança — em especial, a integração entre instituições públicas e privadas. O exemplo mais recente é o ataque ao Sistema Único de Saúde) em dezembro de 2021.

Tendência ao Alzheimer

A previsão do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, indica que até 2060 haverá um salto de 5,8 milhões para 14 milhões de casos de Alzheimer por lá. No topo da tendência do aumento da doença estão as mulheres... mas por que?

Segundo a análise, as mulheres com mais de 60 anos têm duas vezes mais chances de desenvolver o Alzheimer do que o câncer de mama durante o resto da vida, por causa de um gene que é mais evidente nas mulheres.

Vacina contra câncer

Uma vacina contra o câncer feita sob medida, baseada no próprio DNA do paciente, está mostrando resultados esperançosos. Segundo a equipe de médicos e cientistas no Reino Unido, a fórmula se baseia em uma tecnologia aperfeiçoada na pandemia da Covid-19, sendo administrada aos pacientes em complemento ao tratamento convencional para câncer de cabeça e pescoço.

Oito pacientes receberam a vacina e nenhum deles teve recidiva mesmo após vários meses da aplicação.

Melhor lugar para aposentados

Já pensou como será sua vida quando se aposentar? Onde vai morar? Então saiba que países latinos como Equador, Colômbia e Uruguai, estão entre os locais com melhor qualidade de vida para quem já planeja a aposentadoria.

Segundo o Índice Global Anual de Aposentadoria de 2022, a pesquisa que já é feita há 30 anos e considera alguns fatores como assistência a saúde, alimentação, pontos turísticos, transporte público e outros, trouxe o Panamá na primeira posição.

Em segundo lugar está Costa Rica e no terceiro espaço do ranking está o México como os melhores locais para morar na aposentadoria. A lista também traz Portugal, Malta, França entre outros.

Fonte de energia

O Parlamento Europeu apoiou o novo conjunto de regras da União Europeia, que classifica investimentos em usinas nucleares e gás como favoráveis ao meio ambiente. Ambas as fontes de energia receberam o selo verde e foram reconhecidas como importantes para mudar os efeitos climáticos causados pelo excesso de carbono na atmosfera.

A proposta agora será encaminhada para os estados-membros da União Europeia decidirem se as regras devem ser aplicadas.

Cigarro eletrônico no Brasil

A Anvisa decidiu manter a proibição de importação, propaganda e venda de cigarros eletrônicos no Brasil. A restrição começou em 2009, mas a comercialização continua ocorrendo de forma ilegal no país.

Os estudos científicos demonstram que o uso dos dispositivos eletrônicos para fumar está relacionado com aumento do risco de jovens ao tabagismo, potencial de dependência e diversos danos à saúde pulmonar, cardiovascular e neurológica.

5G

Depois de ter seu sinal ativado às 5h da manhã, da última quarta-feira, em Brasília, o 5G começou a funcionar oficialmente no Brasil. A Anatel já determinou que a tecnologia esteja presente em todas as capitais ainda neste ano e chegue, aos poucos, em outras cidades. Mas as novas regras técnicas certamente dificultarão a implantação do protocolo.

Uma delas – a necessidade de instalar dez vezes mais antenas do que o número atual – irá demandar alterações nas leis municipais para estabelecimento de novas regras para o uso do solo.

Fonte: Tecmundo, Olhar digital, Agência Brasil