PODCAST: Biblioteca digital gratuita, Tik Tok deve ser deletado, perfis paralelos do Governo e mais!

30 de junho de 2022, 15h27, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, 30 de junho, quinta-feira!

TikTok

O TikTok está novamente na mira das autoridades americanas depois da publicação de uma reportagem alarmante no BuzzFeed. Agora, um oficial da Comissão Federal de Comunicações ordena que tanto o Google como a Apple removam o aplicativo de suas respectivas lojas.

Em carta aberta publicada em um post no Twitter, o executivo mencionou que a rede social não é apenas uma plataforma de vídeos, mas sim que tem todos os dados dos usuários

Nubank

O Nubank anunciou a chegada de novas funções no aplicativo. Uma delas é o Pix Recorrente, que permite aos usuários realizarem pagamentos recorrentes via Pix mensalmente, programando os valores e datas de início. O aplicativo também ganhou a funcionalidade que permite fazer buscas específicas de boletos.

A nova ferramenta permitirá aos clientes físicos e jurídicos de selecionarem automaticamente pagamentos específicos via Pix. Os usuários poderão cancelar os pagamentos automáticos sempre que optarem.

Bebê Mamute

Na última semana, um bebê de mamute foi encontrado na região de Yukon, no Canadá  em um permafrost, um solo da crosta terrestre constituído por gelo, terra e rochas congeladas.

De acordo com os pesquisadores, o filhote de mamute mumificado tem pouco mais de um metro e deve ter mais de 30 mil anos. Os pesquisadores sugerem que o animal seja do sexo feminino e tinha apenas um mês de idade quando morreu.

Carregamento elétrico

A Volkswagen e a Siemens estão investindo US$ 450 milhões em uma empresa americana de estações de carregamento elétrico para veículos.

Com o investimento, a empresa reforça seus trabalhos buscando mais do que dobrar sua infraestrutura de carregamento, para 1.800 estações e 10.000 carregadores rápidos até 2026. Atualmente, a empresa opera com 3.500 carregadores rápidos em 800 estações.

Saneamento

Um aluno de doutorado da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo realizou uma excelente tese em engenharia hidráulica e saneamento.

Ele descreve um novo modelo de reator anaeróbico de baixo custo, que funciona com um biofilme bacteriano, capaz de reduzir em até 70% a concentração de compostos nitrogenados do esgoto sanitário.

Para alcançar esses resultados, foi aperfeiçoado um modelo matemático que permite entender e prever o mecanismo de remoção do nitrogênio no biofilme formado por bactérias que transformam os compostos nitrogenados em gás nitrogênio, que é inofensivo para o meio ambiente.

Restituição

A Receita Federal paga nesta quinta-feira as restituições do segundo lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2022. O lote também contemplará restituições de anos anteriores.

Inicialmente prevista para terminar no dia 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda foi adiado para 31 de maio, a fim de diminuir os efeitos da pandemia que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes.

Painel solar

Estudantes do Rio de Janeiro, realizaram uma super ação do bem e conseguiram arrecadar R$29 mil para instalar painéis solares em uma escola pública no Pará.

O sistema solar beneficiou cerca de 140 pessoas, com idade entre 5 e 18 anos.

A ação durou 10 dia e movimentou aproximadamente 20 estudantes do colégio privado carioca. Após a instalação, os jovens retornaram para o Rio de Janeiro.

Governo do Estado de SP

O Governo do Estado de SP lançou a biblioteca digital gratuita. Chamada BibliON o acervo conta com mais de 15 mil títulos, além de clubes de leituras e atividades culturais. O objetivo é ampliar e tornar a cultura e a leitura mais acessíveis à população.

Através do aplicativo via Android ou iOS, os internautas poderão interagir com 330 bibliotecas municipais que integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, localizadas em 240 cidades no estado.

Governo Federal

O governo federal anunciou a criação de redes provisórias no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube, durante o período de 2 de julho até o fim das Eleições 2022. A ideia parece ser blindar o presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição, de eventuais violações à legislação eleitoral.

A decisão de criar contas paralelas nas redes sociais foi tomada mediante pareceres jurídicos emitidos pelas equipes da Presidência da República, Advocacia-Geral da União e Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal.

Fonte: TecMundo, Olhar Digital, Agência Brasil, Só Notícia Boa