PODCAST: Beyoncé no Oscar 2022, Apple fora do ar, graduações de 2020 e mais!

22 de março de 2022, 14h13, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, terça-feira, dia 22 de março!

Telegram

O Telegram foi liberado novamente para operar no Brasil depois da decisão do Supremo Tribunal Federal. Agora, aos poucos, começam a surgir detalhes sobre o que o mensageiro fez para conseguir a revogação do banimento.

Segundo a Agência Brasil, o aplicativo prometeu realizar o monitoramento dos 100 canais mais populares no país e o acompanhamento da mídia brasileira. Não há detalhes sobre como essa supervisão aos canais vai acontecer e nem quais são os grupos, mas essa centena representa mais de 95% das visualizações de mensagens públicas do aplicativo em território nacional.

Facebook e Instagram

Acusadas de realizar atividades extremistas, o Facebook e Instagram foram proibidos na Rússia. A decisão partiu do Tribunal Distrital em Moscou, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral, e entra em vigor imediatamente.

Conforme a agência de notícias TASS, as redes sociais já haviam sido bloqueadas e a população precisava utilizar VPNs para tentar acessá-las, mas agora as duas plataformas da Meta podem ser banidas definitivamente do país. A proibição também impede que a controladora dos apps faça negócios ou abra novas filiais na Rússia.

Comida vegana

O CEO da Impossible Foods, uma das maiores empresas de comida vegana do mundo, declarou que até 2035, é possível que ninguém mais esteja consumindo carne de animais abatidos. De acordo com o executivo, isso acontecerá porque a comida vegana será saborosa, nutritiva e acessível.

Para alcançar essa meta, o CEO alerta que é preciso ampliar o ritmo de pesquisa e produção de alternativas para que a cada ano seja possível dobrar o número de vendas e produção.

Oscar 2022

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está negociando um show da Beyoncé para a cerimônia do Oscar 2022. Neste ano, a cantora concorre ao prêmio na categoria ‘Melhor Canção Original’ com o single “Be Alive”, da trilha sonora de ‘King Richard: Criando Campeãs’, filme lançado no ano passado.

Há rumores de que a participação da cantora acontecerá em uma quadra de tênis em Compton, onde Venus e Serena Williams iniciaram suas carreiras. Porém, se será gravada ou ao vivo, ainda segue em mistério

Apple fora do ar

Apple sofreu a queda de mais de 20 de seus serviços durante alguns pontos na última segunda-feira, dia 21.  A instabilidade atingiu diversos serviços bastante populares da empresa, como App Store, Apple Music, Apple TV+, Apple Maps entre outros que ficaram fora do ar em algum momento do dia.

Segundo a Apple, em sua própria página de status, as instabilidades e interrupções começaram por volta das 13:30, no horário de Brasília. Segundo a empresa, todos os problemas já foram resolvidos e os mais de 20 serviços totalmente restabelecidos.

Qualidade da água

Levantamento da organização não governamental SOS Mata Atlântica revelou que somente 6,8% dos rios da Mata Atlântica do país apresentam água de boa qualidade. A pesquisa não identificou corpos d’água com qualidade ótima.

Mais de 20% dos pontos de rios analisados apresentam qualidade de água ruim ou péssima, ou seja, sem condições para usos na agricultura, indústria ou para abastecimento humano, enquanto em 72,6% dos casos as amostras podem ser consideradas regulares.

Profissões da área da saúde

A demanda por cursos na área de saúde aumentou na educação superior, e essas graduações ficam entre as mais procuradas tanto no ensino a distância quanto no presencial. As informações são do levantamento Observatório do Ensino Superior: análise dos microdados do Censo da Educação Superior 2020.

Entre as dez graduações a distância mais procuradas em 2020 e que tiveram aumento no ingresso de alunos em relação a 2019, quatro são na área de saúde: farmácia, com crescimento de 416%; biomedicina, com aumento de 190%; nutrição, com 70,5%; e enfermagem, com 30,4%. Esses cursos não são totalmente remotos, contam com atividades presenciais e práticas de ensino.

Abono Salarial

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em setembro recebem hoje o abono salarial ano-base 2020. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento em 8 de fevereiro e prosseguirá com a liberação até 31 de março, baseada no mês de nascimento do beneficiário.

O Banco do Brasil também libera o abono salarial para os trabalhadores do setor público com inscrição final 8. O pagamento para essa categoria começou a ser feito em 15 de fevereiro e segue até 24 de março, com base no dígito final da inscrição do servidor.

Temperaturas mais baixas

O primeiro dia do outono, que começou no domingo, 20, já deu mostras do que o rio-pretense pode esperar para os próximos meses: queda na temperatura. A semana começou mais fria e para se ter uma ideia da diferença no clima, a sexta-feira registrou 33 graus enquanto a tarde de ontem apenas 28 graus.

Para esta semana, o site Climatempo prevê sol com algumas nuvens e a temperatura não deve superar os 32 graus. A partir de sexta-feira, 25, pode haver pancadas de chuva à tarde e à noite.

Fonte: Diário da Região, TecMundo, Olhar Digital, Agência Brasil