"Operação Piracema": Polícia Ambiental intensifica fiscalização na bacia do Paraná

28 de outubro de 2015, 10h25, por Alexandre Murari
Divulgação

A Polícia Ambiental paulista realiza entre o início de novembro deste ano ao fim de fevereiro de 2016 a "Operação Piracema". Fiscalizando e verificando se os pescadores estão de acordo com as normas estabelecidas pelo IBAMA, a polícia irá intensificar o policiamento ostensivo ambiental nas áreas de pesca na bacia hidrográfica do Paraná, esta que abrange seis estados: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina.

Assim como em 2014, será proibido a captura de espécies oriundas da região como corimba, piau, traíra, barbado etc. Por outro lado, a pesca de peixes que não são provenientes da Bacia do Paraná, como corvina, tilápia, tucunaré, zoiudo, carpa etc, está liberada para os pescadores amadores na quantidade máxima de 10 quilos.

A utilização de animais aquáticos como isca também continua proibida, no entanto, lambari vivo adquirido em locais autorizados fica liberado com a apresentação da nota fiscal ou nota do produtor. Também é vedada a pesca subaquática e uso de materiais perfurantes, como arpão, arbalete, fisga, lança.

As denúncias de má conduta na pesca podem ser feitas pessoalmente nos quarteis da Polícia Militar Ambiental ou por telefone por meio dos números 0800113560 (Disque Ambiente) e 08000555190 (Disque PM). Para mais informações o Setor de Comunicação Social está à disposição pelo telefone (17) 3201-3651 ou pelo e-mail: 4bpambp5@policiamilitar.sp.gov.br