Não indicada à categoria de Cantora do Ano, Ludmilla se recusa a cantar no Prêmio Multishow

19 de outubro de 2021, 18h33, por Nicole Demartini

Na noite de ontem (18), foram anunciados os artistas que estão concorrendo nas categorias da edição 2021 do Prêmio Multishow, o que rendeu muito debate nas redes sociais e uma posição decisiva de Ludmilla.

A cantora foi indicada em duas categorias: "Hit do Ano" com "Deixa de Onda", lançado em parceria com Dennis DJ e Xamã, e "Clipe TMZ do Ano" com "Rainha da Favela". Entretanto, não foi indicada na categoria "Cantora do Ano", que contemplou apenas Anitta, Ivete Sangalo, Iza, Luísa Sonza e Marília Mendonça.

Tendo vários hits e projetos de sucesso ao longo de 2021, sua ausência é muito questionável. Em 2019, ganhou troféu da categoria, mas parou de ser indicada depois daquele ano, o que torna tudo muito gritante para a cantora, que se posicionou no Twitter: 

"Sou a primeira cantora negra da América Latina a acumular 1 bilhão de streams só no Spotify, hoje são mais de 1.5 bilhão de plays nas plataformas. Meus clipes somam 2.5 bilhões de views. 'Rainha da Favela' ficou meses entre as músicas mais tocadas. São os números que falam. 

Só esse ano, lancei o 'Numanice ao vivo', projeto que impactou a cultura brasileira e revolucionou o mercado do pagode de um jeito jamais visto, por ser uma mulher à frente do projeto, projeto que garantiu o vídeo musical solo mais visto de 2021 por uma cantora pop brasileira.

'Deixa de Onda', 'Pra Te Machucar', 'Gato Siamês', 'Apê 1001', o 'Lud Session' então nem se fala, tá na boca do povo. Desde quando ganhei a primeira vez e impactei todo o sistema por ser a primeira cantora negra a ser indicada e a vencer essa categoria em 26 anos de prêmio, uma representante das minorias, uma cantora negra, bissexual, funkeira, periférica, nunca mais fui indicada na categoria 'Cantora do Ano' .

Infelizmente essa é a forma que o sistema te boicota! Mesmo eu sendo indicada em outras categorias da premiação...

É nítida a falta de reconhecimento e entendimento das (poucas) premiações que temos aqui no Brasil. Assim como eu, vários artistas de vários segmentos e bandeiras que mereciam ser indicados ou serem reconhecidos da mesma forma que entregam conteúdos para seus públicos e estão na mesma situação.

Venho por meio desse tweet avisar a todos e ao Multishow que não me apresentarei mais no prêmio esse ano. Obrigada pelo convite, mas onde não sou bem-vinda, prefiro não estar só por educação. Boa festa a todos."

Relembre quando Ludmilla ganhou como Cantora do Ano, no Prêmio Multishow de 2019:

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 8 de dezembro no Rio de Janeiro e será apresentada por Iza e Tatá Werneck, com performances de Duda Beat e Majur confirmadas. Xuxa e Juliette também estarão presentes na entrega de troféus para os artistas vencedores.