Músicas de Red Hot Chili Peppers foram usadas para torturar prisioneiros

10 de abril de 2014, 14h35, por Amanda Ramalho
Divulgação

De acordo com a Al Jazeera, autoridades norte-americanas afirmaram anonimamente à emissora árabe detalhes das técnicas utilizadas pela CIA durante a administração de George Bush em interrogatórios após o 11 de setembro. Segundo consta eles utilizaram as músicas da banda Red Hot Chili Peppers para tal feito.

As canções eram tocadas até à exaustão, no último volume em loop para desestabilizar o prisioneiro e eram parte do procedimento da CIA durante torturas na prisão de Guantánamo.

Um segmento do relatório do Comitê de Inteligência do Senado americano afirma que um suspeito, Zayn al-Abidin Muhammad Husayn Abu Zubaydah, foi submetido à técnica na Baía de Guantánamo entre maio e julho de 2002.

O documento relata que Abu Zubaydah teria ficado trancado em uma caixa de animal de estimação e algemado pelos pulsos no teto de sua cela enquanto era submetido ao "loop interminável" de música alta.

Mas o Red Hot não seria a única banda a ser usada no processo. No início deste ano, o grupo de rock industrial Skinny Puppy descobriu que o governo dos Estados Unidos usava suas músicas como instrumento de tortura. Após a descoberta, o grupo pediu que o país pagasse os direitos autorais.

Ouvir Red Hot Chili Peppers    |   Letras de Red Hot Chili Peppers