Morre Ornete Coleman, um dos precursores do Free Jazz

11 de junho de 2015, 15h56, por Alexandre Murari
DivulgaçãoCapa do disco que lançou o músico para o sucesso

Morreu nesta quinta-feira, 11, um dos maiores nomes da história do jazz, o saxofonista Ornette Coleman. Segundo informações do "The New York Times", o jazzista estava internado em Nova York, no Israel Hospital. A causa da morte foi uma parada cardíaca.

Nascido no Texas, no início da década de 1930, o músico, em um texto publicado em seu site oficial, comentou como foi seus primeiros passos na música.

"Na primeira vez em que vi um cara tocar um saxofone, eu não sabia o que era. E alguém me disse que aquilo era um instrumento de sopro. Então, pedi um para minha mãe, mas ela me disse que se eu desse um jeito de conseguir um dinheiro, eu mesmo poderia comprar um. Então, construí uma caixa de engraxate e fui para as ruas 'cheirar uns pés'", informa a nota.

A carreira do artista ganhou destaque ao lançar o disco "The Shape of Jazz Come", produzido em 1959. De lá para cá, Ornette acompanhou vários músicos e foi considerado pelos críticos como um dos criadores do Free Jazz (linha musical que trabalha o jazz de maneira experimental). Em 2007, o saxofonista foi homenageado com um Grammy e um Prêmio Pulitzer devido o álbum Sound Grammar, lançado em 2006.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!