Jimi Hendrix: 42 anos sem o dono de “Hey Joe”

, 15h52, por Marayná Freitas

Nascido em 27 de novembro de 1942, em Seatle, Johnny Allen Hendrix, o Jimi Hendrix, foi um guitarrista, cantor e compositor, além de ser um dos mais importantes e influentes músicos de sua era.

Influenciado por artistas de blues como B.B. King, Albert King, Steve Cropper etc., o cantor é dono dos sucessos "Purple Haze", "Foxy Lady", "Fire", "Hey Joe", "Little Wing".

Foi a partir da descoberta de Chas Chandler, baixista do grupo de rock britânico "The Animals", que sua carreira alavancou. Chandler o levou para a Inglaterra apresentando-o a um produtor musical que ajudou Jimi a formar uma nova banda, "The Jimi Hendrix Experience", com o baixista Noel Redding e o percussionista Mitch Mitchell.

Confira uma apresentação do grupo:

No dia 18 de setembro de 1970, o astro foi declarado morto ao chegar no St. Mary Abbot’s Hospital, em Londres. O músico, que tinha 27 anos, engasgou-se com o próprio vômito enquanto dormia. Ainda consciente, Hendrix chegou a mandar recados para os seus agentes, mas só obteve socorro horas depois.

Desde então, houve diversas teorias sobre a morte do guitarrista, desde assassinato até suicídio.
Um ex-roadie do Animals lançou sua autobiografia em 2009 e disse que o empresário do artista teria admitido o assassinato devido à quebra de contrato, mas até hoje ninguém foi considerado culpado.
Hoje, após 42 anos de sua morte, Jimi está entre os melhores guitarristas de todos os tempos.

Veja algumas fotos de Jimi Hendrix:

Ouvir Jimi Hendrix   |   Letras de Jimi Hendrix

Galeria de Imagens