Hoje é aniversário do Zeca Baleiro

11 de abril de 2012, 12h23, por Tatiana Pires
Fabio BérgamoEm 13 anos de carreira, Zeca Baleiro lançou 12 discos

Zeca Baleiro, que lançou o seu 12° álbum, batizado como "O Disco do Ano", há algumas semanas, completa seus 46 anos nesta quarta-feira, dia 11. José Ribamar Coelho Santos, nasceu em Arari, no Maranhão, mas foi em São Paulo (SP) que sua carreira artística se desenvolveu. O apelido,  Baleiro, surgiu devido ao fato dele gostar muito de doces.

O cantor e compositor tem muito o que comemorar em sua carreira artística. Além de músico, Zeca Baleiro é também autor de livros como "Bala na Agulha - reflexões de boteco, pastéis de memória e outras frituras", "Vida é um Souvenir Made in Hong Kong - Livro de Canções". Na área teatral escreveu a espetáculo musical infanto-juvenil "Quem tem medo de Curupira?", que estreou em 2010. No mesmo ano, ele lançou seu próprio selo, o Saravá Discos.

Algumas canções de Zeca Baleiro também foram incluídas em trilhas sonoras de novelas da Globo, Bandeirantes e Record.

Compositor talentoso, Zeca Baleiro também canta, toca violão e já teve suas letras interpretadas e transformadas em grandes hits por nomes como Simone, Gal Costa, Elba Ramalho, Luíza Possi e Claudia Leitte.

A irreverência, contestação política e social, além da voz singular produziram sucessos como "Telegrama", "Mais Um Dia Cinza Em São Paulo", "À Flor da Pele", "Quase Nada", "Samba do Approach", "Homem com H", entre outros. 

Zeca Baleiro lançou 12 discos, um projeto especial ("Raimundo Fagner e Zeca Baleiro"), seis DVDs e um Blu-ray.

O sucesso musical é comprovado com os números: foram mais de 800 mil discos vendidos e 300 mil DVDs. Em 13 anos de carreira conquistou cinco discos de ouro ("Por Onde andará Stephen Fry?", "Vô Imbolá", "Líricas", "Perfil", "Raimundo Fagner e Zeca Baleiro").

O artista também coleciona quatro indicações para o Grammy Latino ("Melhor Álbum Pop"/2000, "Melhor Álbum Pop Contemporâneo"/2003 e 2005, e Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/ 2009). Entre diversos prêmios, foi eleito como "Melhor Cantor Masculino" eleito pela APCA, em duas ocasiões: 1998 e 2003.

Em "O Disco do Ano", Zeca Baleiro resolveu se aproximar ainda mais dos fãs. O artista lançou um site onde mostrou os bastidores da produção e contou com a colaboração dos fãs para escolherem a arte que ilustrou a capa do projeto. O "Disco do Ano" (Som Livre) traz 12 faixas assinadas por 15 produtores diferentes. Beto Villares, Paulo Lepetit e Luiz Brasil são alguns dos profissionais envolvidos no novo trabalho.

Confira a discografia de Zeca Baleiro:

"Por Onde Andará Stephen Fry?" (1997)
"Vô Imbolá" (1999)
"Líricas" (2000)
"Pet Shop Mundo Cão" (2002)
"Raimundo Fagner e Zeca Baleiro - Daqui pra lá, de lá pra cá" (2003)
"Baladas do Asfalto e Outros Blues" (2005)
"Lado Z" (2007)
"O Coração do Homem Bomba - Vol. 1" (2008)
"O Coração do Homem Bomba - Vol. 2" (2008)
"O Disco do Ano" (2012) 

Ao Vivo
"Raimundo Fagner e Zeca Baleiro - Daqui pra lá, de lá pra cá" (DVD) (2003)
"Baladas do Asfalto e Outros Blues Ao Vivo" (2006)
"O Coração do Homem Bomba - Ao Vivo (Ao Vivo Mesmo)" (2009)
"Concerto" (2010)

LPs
"Sinceramente" - 2008

Ouvir Zeca Baleiro  |  Letras de Zeca Baleiro  

Galeria de Imagens