Hoje, 23, é o aniversário de Carlinhos Brown; confira sua trajetória

23 de novembro de 2016, 10h59, por Alexandre Murari
Divulgação

O dia 23 de novembro marca o aniversário de um dos artistas mais emblemáticos do atual cenário musical brasileiro: Carlinhos Brown.

Nascido em 1962, no bairro do Candeal Pequeno, em Salvador, Bahia, Antônio Carlos Santos de Freitas, logo na adolescência, já mostrava os motivos que fizeram dele um músico completo. Brown começou sua carreira tocando percussão em bares na vida noturna soteropolitana.

"Foi assim que comecei a minha carreira como percussionista. Eu ganhava sempre o transporte e os cachês dos shows eu receberia no final do mês. Lembro como se fosse hoje do dia que eu cheguei em casa com uns cinco salários mínimos. Meu pai não estava fazendo nem 1 por mês!", revelou o artista.

E assim continuou por alguns anos, tocando em várias grupos de Salvador. Na década de 1980, Brown participa da banda Acordes Verdes, de Luiz Caldas, e compõe a música "Visão de Cíclope", que foi gravada por Caldas e logo foi um dos maiores sucessos das rádios locais.

Em 1985, Carlinhos Brown é premiado com o Troféu Caymmi por ter 26 músicas emplacadas nas rádios. A partir disso, Carlinhos passa a participar de turnês mundiais com músicos renomados como João Gilberto, Djavan, João Bosco e Caetano Veloso.

Divulgação

 No início dos anos 1990, Brown funda o grupo Timbalada, que em pouco tempo vê seu CD homônimo ser eleito o Melhor Disco da América Latina pela Revista Billboard. Indo além da música, em 1994, funda a Associação Pracatum Ação Social e passa a oferecer cursos de idiomas, moda, reciclagem, oficinas de dança e escola infantil para os moradores do seu bairro natal.

No mesmo ano da fundação da Pracatum, o artista lança o disco "Alfagamabetizado", que é aclamado pela crítica em geral e faz de Carlinhos um dos músicos mais premiados daquele ano. Na sequência da década de 1990, ao lado de nomes como Marisa Monte, Gilberto Gil e Nana Vasconcelos, Carlinhos lança o disco "Omelete Man".

Em 2002, o músico se une a Arnaldo Antunes e Marisa Montes e lança o grupo Os Tribalistas, que tem o álbum "Tribalistas" eleito como melhor em prêmios renomados como Multishow e Grammy Latino. O álbum também ganhou disco de platina no Brasil e triplo de platina na Itália.

Devido ao seu reconhecimento pelo público europeu, em 2003, o artista lança o disco "Carlito Marrón", que foi primeiramente divulgado na Espanha antes de sair no Brasil. Tal disco traz as influências baianas do músico misturada a ritmos latinos com referência à herança da América Espanhola.

O sucesso leva Brown a ocupar o oitavo lugar das paradas francesas, além de excursionar em turnê pela Europa e América da Norte, levando milhões para as ruas com seu trio elétrico. E assim o sucesso do artista continua ao longo dos anos.

Divulgação

 Já em 2010, Carlinhos começa a década lançando o single e videoclipe da faixa "Earth Mother Water", que é um apelo pela preservação do planeta. Em 2011, o artista assina a trilha do filme "Rio", e é indicado ao prêmio de Melhor Canção no Oscar de 2012.

E no mesmo ano que concorreu ao Oscar, o músico integra a bancada do reality show "The Voice Brasil", que teve Ellen Oléria, integrante do seu time, como vencedora da edição. Também em 2012, Brown lança o álbum "Mixturada Brasileira", que trouxe 14 músicas produzidas por ele próprio e pelo Dj Deeplick.

Em 2014, o artista lança dois álbuns: "Marabô", que tem influência de suas raízes musicais baianas, e "VIBRAAASIL", álbum que trouxe vários hits para embalar a Copa do Mundo que aconteceu no Brasil. Sem contar com a parceria que fez com Shakira em "La La La".

Em 2016 passou a integrar o time de jurados do "The Voice Kids" ao lado dos artistas Ivete Sangalo e Victor e Leo. Atualmente, o multiartista, que também desenvolve diversos trabalhos na área das artes plásticas, trabalha o seu 15º álbum: o "ARTEFIREACCUA – Incinerando o Inferno".