Há 250 anos morria Handel, o mestre da música barroca

14 de abril de 2009, 15h38, por Da redação, por Tatiana Pires

George Friedrich Handel, compositor de música barroca, faleceu há 250 anos. O compositor saxão morreu no dia 14 de abril de 1759, em Londres. Em 1737, sofreu uma paralisia parcial. Seus últimos anos, entretanto, foram prejudicados pela cegueira progressiva, no entanto, o mestre continuou atuando como organista e como regente de seus oratórios, até as vésperas de sua morte.

Ouça Handel no Kboing

A Alemanha comemora o aniversário da morte de Handel com exposições, concertos, reedições de CDs e até um novo vinho com o nome do mestre do barroco.

Handel nasceu em Halle, Alemanha, no dia 23 de fevereiro de 1685. Seu pai, Georg Haendel, cirurgião-barbeiro, queria que ele fosse advogado, entretanto, ao descobrir que filho estudava escondido resolveu apóia-lo, financiando seus estudos musicais.

Aos doze anos, escreveu suas primeiras sonatas para oboé e cravo. Aos dezessete anos, foi nomeado organista da catedral calvinista. Em 1707, apresenta sua primeira ópera em italiano "Rodrigo", em Florença. O sucesso animou-o a seguir viagem até outros grandes centros musicais como Roma, Veneza, Nápoles e Londres.

Entre todas as obras do músico alemão, o “Messias” é a mais famosa. A composição as melodia foi feita em apenas três semanas. Essa é uma das demonstrações de rapidez com que Handel costumava trabalhar.

Considerada a obra musical mais conhecida no mundo, o “Messias”, que é tradicionalmente tocada no Natal e na Páscoa, atualmente, é dividida em duas partes, a original de Handel foi dividida em três partes.