Faleceu nesta manhã aos 76 anos Aretha Franklin

16 de agosto de 2018, 11h48, por Vanessa Vezenfati
Divulgação

Faleceu hoje, Aretha Franklin aos 76 anos. A informação foi confirmada pelo empresário da cantora. Divulgado pelo site G1.

→ "Senhor presidente, nosso país tá doente" novo single do Projota

Aretha foi diagnosticada com câncer em 2010, ela estava “gravemente doente”.

A causa da morte foi "câncer de pâncreas em estágio avançado", segundo comunicado oficial divulgado para a imprensa.

→ Hoje o dia é todo dela, Madonna celebra 60 anos!

"Em um dos piores momentos das nossas vidas, não conseguimos encontrar as palavras certas para expressar a dor em nosso coração. Perdemos nossa matriarca e a sustentação da nossa família. O amor que ela tinha por seus filhos, netos, sobrinhos e primos não tinha limites", disse a família da cantora por meio de comunicado.

“Estamos emocionados com todo o amor e apoio que recebemos der amigos e fãs. Obrigado pela compaixão e orações. Sentimos o amor de vocês por Aretha e ele nos trouxe conforto para entender que o legado dela vai permanecer. Em nosso luto, pedimos respeito e privacidade nessa hora difícil”. Ainda não há informações sobre funeral.

→ Youtuber Lele Pons grava música com estreia na sexta-feira

A história da rainha Soul

A cantora Aretha Franklin, última estrela viva na era de ouro da música negra nos EUA. Filha de um conhecido reverendo, ela começou a cantar no coro da igreja de seu pai e abalou a cena musical dos anos 60, introduzindo recursos do gospel em música secular, com sucessos lendários como Respect ou (You make me feel) A natural woman.

Seu estrelato começou na década de 1960, a bordo de criações que marcaram a chegada do gospel à música secular. Nascida em 1942 em Memphis, Tennessee, ela cresceu em Detroit, a outrora rica metrópole dos carros e da música. Era de uma das muitas famílias afro-americanas que migraram do sul para o norte dos EUA com o boom industrial. Seu pai, o reverendo Clarence LeVaughn Franklin, era um pregador famoso muito próximo de Martin Luther King, apesar das alegações de maus-tratos a mulheres que pairam sobre a sua figura.

Sua última apresentação aconteceu em novembro passado, em Nova York, no aniversário de 25 anos da Elton John AIDS Foundation. Há 30 anos não se apresenta fora dos Estados Unidos por causa de sua lendária fobia de voar.

→ Confira as últimas notícias sobre o mundo da música