artistas

Entrevista: Wilson Sideral

22 de junho de 2012, 16h25, por Amanda Ramalho
Henrique Bérgamo

"Quer saber? Já foi! Vou cuidar de mim! Quer saber? Eu quero alguém pra dividir, gostar de quem gosta de mim!", quem não conhece esse famoso refrão?! Ele foi tema da novela Malhação e já integrou o repertório do Jota Quest. Pois é, a música "Já Foi", é uma parceria entre Rogério Flausino com seu irmão e nosso entrevistado, Wilson Sideral.

Mineiro, natural de Alfenas, Sideral é cantor, compositor, guitarrista, produtor musical e referência no quesito pop rock brasileiro. O site Kboing bateu um papo com o músico e ele nos contou as novidades do seu mais recente trabalho, gravado no começo do ano, seu projeto Música no Teatro e muito mais. Confira a entrevista na íntegra!

Kboing - Seu quinto disco foi gravado no início do ano em São Paulo. Conta pra gente como foi a produção deste novo projeto?
Sideral:
O disco tem 16 canções inéditas, o repertório foi feito ao longo dos últimos dois anos. Algumas músicas são até alguns apanhados meus, coisas que estava ali na gaveta que eu ainda estava arrumando. O disco traz participações especiais sim, tem o cantor Max de Castro, que é filho do grande Wilson Simonal. Tem participação do rapper Rappin Hood, um cara muito legal e o Galdino que é o violinista da banda O Teatro Mágico. Além dos grandes músicos, o disco traz arranjos de metais, muita novidade e a maioria das músicas são composições minhas, mas algumas com alguns parceiros.

Kboing - Qual é a previsão de lançamento desse novo trabalho?
Sideral:
A gente acredita que o disco vai estar pronto mesmo... o CD na rua... a partir de agosto. Porque ainda estamos finalizando, masterização... capinha, e todo esse processo de como o marketing do disco vai chegar para as pessoas, as estratégias na internet, por que queremos apostar muito nisso. Agora com o iTunes no Brasil, que é uma plataforma muito legal de poder mostrar e comercializar nossa música, as coisas estão muito diferente.

Kboing – Falando em apostas de novas tecnologias, em 2010 você lançou um projeto em USB (pen drive), com cinco músicas. De onde surgiu esta ideia e como foi o resultado dessa novidade?
Sideral:
Isso, um pen drive! Pois é... uma ideia que a gente teve de colocar num formato que suportasse vários tipos de mídias um conteúdo exclusivo de uma gravação minha. Foram cinco músicas inéditas que gravamos no estúdio do Skank, lá em Belo Horizonte. Essa gravação foi toda filmada e então isso rendeu um documentário de 10 minutos, um videoclipe pra cada uma dessas músicas, fotos, e a gente queria colocar isso numa coisa, mas não era um CD tradicional... não era um DVD, ai a gente pensou: "cara, um pen drive pode ser uma boa ideia, uma coisa customizada!" e fizemos! Colocamos numa cordinha com a logomarca e a galera adorou. Foi uma edição limitada... um teste mesmo, uma experiência que pra gente foi muito legal e eu pretendo repetir a dose com outros projetos.

Kboing - Cantor, compositor, instrumentista. Como faz para conciliar todos os projetos e de onde vem à inspiração para compor?
Sideral:
São três tarefas que exigem muita dedicação! Cantar é um exercício diário, só o tempo vai lapidando seu 'instrumento' e a maneira como você o usa! É preciso, também, cuidar da voz, pois não é possível 'trocar as cordas' desse instrumento! (risos) A composição é uma coisa muito 'espiritual', às vezes a inspiração vem de maneira arrebatadora e você praticamente 'derrama' seu sentimento todo no papel e/ou no seu instrumento de compor (violão/piano)... Costumo falar do que sinto, do que vivo, assisto ou desejo!! E é preciso, também, muita imaginação pra quando a ficção encontra a vida real!! (risos). O lado do instrumentista é, ao mesmo tempo, o mais divertido e o que levou mais tempo pra aprimorar... Foram longos anos, desde a adolescência, até hoje e mais ainda por vir, 'debruçado', 'abraçado', 'devorando' o violão ou guitarra!! (risos) mas é um 'barato'!!

Kboing - O que você acha da atual cena do pop-rock nacional?
Sideral:
Não acho que exista uma 'cena', como existiu nos anos 80/90/começo de 2000... O que rola mesmo são um 'bando' de guerreiros, espalhados pelo País, remando contra a maré!! (risos).
 
Kboing - Quais são suas influências musicais? O que gosta de ouvir?
Sideral:
Ouço muita coisa, desde pequeno, dentro de casa, por influência da minha família. Ouvi MPB, jovem guarda, Clube da Esquina, Rock n Roll 60/70/80 e, depois, numa pesquisa diária, ao longo de muitos anos, pesquisei sobre o blues, soul, R&B, e o rock em muitas das suas vertentes.
 
Kboing - Com um mercado fonográfico cada vez maior, quais são as vantagens de se trabalhar de forma independente?
Sideral:
A única coisa, realmente boa, que a música independente trouxe ao mundo foi a liberdade de estilos e a democratização do espaço, especialmente 'virtual', das mídias! No mais, é tudo 'ralação', falta de reconhecimento da 'grande mídia', produções 'mambembes' e, como disse antes, um monte de sonhadores lutando contra a música óbvia!!
 

Henrique Bérgamo

Kboing – Em outras entrevistas, você disse que gosta de tocar em todos os tipos de ambientes, feiras agropecuárias, eventos ao ar livre, mas principalmente no teatro. Conta pra gente sobre o seu trabalho que está rodando o país: Música No Teatro.
Sideral:
Bem, o músico, assim como um jogador, não pode escolher 'adversário' ou 'campo' pra jogar... (risos). Tem que tocar, e já me apresentei em vários tipos de lugares, de pub's à grandes festivais, mas, o que me encanta nos teatros e nessa nova turnê, "Música no Teatro", é a possibilidade de oferecer ao público e pra gente mesmo, um espetáculo com boa qualidade no que diz respeito a som, luz, cenário, acústica, conforto, segurança... Um show onde a música vem em primeiro lugar, não a 'balada'!!! (risos) O repertório, que se divide em duas partes, um momento mais acústico e intimista, e outro bem 'porrada', rock n roll mesmo; é formado pelas canções mais representativas dos meus 4 álbuns de estúdio + o projeto #SINGLES, meu trabalho como compositor para outros artistas e algumas homenagens a músicos de quem sou fã, gente 'bacana' como, Marisa Monte, Milton Nascimento, Lô Borges, Skank, Cazuza, Tim Maia, entre outros.

Kboing - Se tivesse que escolher apenas uma música da sua carreira, qual seria e por quê?
Sideral:
Difícil hein??!! (risos) Bem, escolho agora, "Lançado Ao Mar", faixa-título do meu terceiro CD, feita em parceria com o poeta carioca Mauro Sta. Cecília, autor de 'hits' do rock 'brazuca' como "Por Você" e "Amor Pra Recomeçar" com o mestre Frejat. Uma canção rock simples, com atenção especial a melodia e poesia. Muito carinho por esta música!! 

Kboing – Existe alguma canção que você gostaria de gravar com algum artista em especial?
Sideral:
Já tive algumas ótimas experiências com parceiros em canções, gravei "Simples" com Dinho Ouro Preto no CD "Na Paz", gravei "Maria" com meu 'irmãozinho' e parceiro Rogério Flausino no álbum "Lançado Ao Mar". E no novo disco que vou lançar agora no segundo semestre, trago três participações muito especiais, Max de Castro em "Uma Balada Nova", Rappin Hood em "You (Amor Pra Toda Vida)" e do mestre Galldino (O Teatro Mágico) em "24 Horas". Vai ser sempre uma honra e 'diversão' dividir conhecimentos com grandes caras assim!! 

Kboing – Imagino que todo mundo deve te perguntar sobre isso, mas será que um dia o público poderá curtir algum projeto com o seu irmão, Rogério Flausino?
Sideral:
Não temos uma data, uma previsão, nem um projeto específico, mas sim, temos grande vontade de nos reunir pra cantar coisas que a gente ama e acredita!! 

Kboing – Vocês são bem parecidos (tanto fisicamente, quanto na voz) já houve alguma confusão entre vocês por esta semelhança?
Sideral:
(risos) Sempre!! Todo dia!! Faz parte da nossa vida e de nossa história...

Confira o recado que Wilson Sideral deixou para a galera que o curte no Kboing e as fotos na galeria.

Comentários

Últimas Notícias