Entrevista: Chrystian & Ralf

02 de setembro de 2011, 14h02, por Da redação, por Tatiana Pires

São 28 anos de carreira, uma sonoridade inconfundível e o romântismo característico resultaram em 19 CD's e 2 DVD´s, inúmeros shows e milhares de fãs pelos quatro cantos do país. Chrystian & Ralf lançaram no ano passado o disco mais recente "Para Sempre Irmãos" e agora estão na estrada com a turnê de divulgação.

Ouvir Chrystian & Ralf
Letras de Chrystian & Ralf
Fotos do show
 

Na entrevista, a seguir você vai saber detalhes do trabalho, como a escolha do repertório e o tempo que levou para ficar pronto. Ralf revela também quais são as músicas que marcaram a trajetória da dupla. Acompanhe:

Kboing - No ano passado vocês lançaram um disco após nove anos sem material inédito que, segundo o site oficial, é considerado pela dupla ‘o melhor da carreira’. Qual o diferencial dele em relação aos discos anteriores?
Ralf -
Tudo, esse disco vem com um novo conceito do sertanejo, foi gravado sem emendas e sem qualquer subterfúgio técnico. Quando fizemos o disco "Acústico 1" veio com ele uma inovação, uma nova maneira de se fazer o sertanejo, com ele veio a modernização. E esse novo disco também trouxe grandes inovações que sempre foram a característica da dupla Chrystian & Ralf.
 
Kboing - Como foi a escolha do repertório?
Ralf -
Vínhamos de dois projetos, "Viajando pelo Brasil" e "Acústico 2",  hoje é muito difícil arranjar músicas inéditas com boa qualidade. Só pra se ter uma ideia levamos quase três anos para escolher esse repertório do disco "Para Sempre Irmãos".
 
Kboing - São 19 CD's e 2 DVD's. Há  anos na estrada como vocês avaliam a trajetória da dupla?
Ralf -
Acho que a gente faz música da maneira que gosta, e isso toca  nosso coração nossa  alma, e com certeza tocará o dos nossos fãs, é esse o pensamento: primeiro eu tenho que  me agradar, e assim tudo funciona... Sempre inovando e renovando os arranjos e repertório dos discos, música por música. Em 1983, estávamos apenas começando hoje somos considerados a melhor dupla do país.

Kboing - O que o sucesso representa na vida de vocês?
Ralf -
Que o dom, independente do modismo, sempre prevalecerá.
 
Kboing - Qual foi o momento mais marcante da carreira?
Ralf -
Toda a carreira é marcada por momentos importantes e inesquecíveis, pois tudo foi realizado com o maior profissionalismo e coração. Nada aqui é feito por acaso...
 
Kboing - Vocês poderiam contar alguma história engraçada que tenha acontecido durante algum de seus shows?
Ralf -
Não, nos nossos shows não acontecem coisas inesperadas pois existe uma direção artística.
 
Kboing - De todo o repertório de Chrystian & Ralf, qual é a música preferida de cada um? E o que ela significa na carreira de vocês?
Ralf -
"Chora Peito", música e letra nossa que nos deu o nosso primeiro Disco de Platina, na época correspondia mais de 250 mil cópias vendidas. E a música "Nova York", que também é uma composição nossa e que encerra a maioria dos shows de outros artistas. O repertório do Chrystian & Ralf é o mais regravado atualmente.
 
Kboing - Como vocês fazem para manter a forma física e a qualidade da voz, após tantos anos de sucesso?
Ralf -
Estudando muito técnicas vocais próprias e quanto a forma física eu, o fisioculturismo e o Chrystian anda muito de bike.
 
Kboing - Com tantos anos na estrada e inúmeros sucessos gravados, qual dica vocês dariam para as duplas sertanejas que estão começando agora?
Ralf -
Não damos dicas, cada um sabe o seu caminho. Achamos o nosso...
 
Kboing - Quais são seus próximos trabalhos?
Ralf -
Temos vários projetos, estamos avaliando qual será lançado primeiro. Mas ainda estamos focados neste novo disco.
 
Kboing – E quanto aos projetos solos de cada um? Chrystian e Ralf têm alguma novidade nessa área?
Ralf -
Não, Chrystian (solo) e Ralf (solo), não conseguiu competir com a dupla Chrystian & Ralf, por isso não temos projetos solos.
 
Kboing - Deixem uma mensagem os fãs da dupla que acessam o Kboing.
Chrystian & Ralf
- Queremos agradecer a todos os fãs por gostar tanto da gente e do nosso som.  Nosso carinho sempre Chrystian & Ralf.

Notícias Relacionadas