Empresa produz perfume com "cheiro" de pessoas

23 de abril de 2015, 14h38, por Amanda Ramalho
Divulgação

Quando o assunto é perfume, os franceses sempre conseguem criar algo diferente! Uma empresa decidiu conservar em um frasco o cheiro de um ente querido que faleceu ou que está ausente. Isso mesmo... você não leu errado! As fragrâncias são elaboradas a partir do aroma deixado nas roupas.

A ideia surgiu de Katia Apalategui que sete anos após perder o pai, contou para sua mãe o quanto sentia falta dele. "Comentei com minha mãe e disse: sabe de uma coisa, eu também sinto falta do cheiro e não quis lavar a fronha de seu travesseiro".

Katia procurou a Universidade de Le Havre (noroeste da França), que desenvolveu uma técnica para reproduzir o odor humano. Géraldine Savary, docente da unidade explicou: "Pega uma roupa da pessoa, extrai o odor - o que representa mais de 50 moléculas - e o reconstitui em forma de perfume dissolvido em álcool após quatro dias".

Com a ajuda de um engenheiro químico, o filho de Katia Apalategui, estudante de administração, lançará o negócio em meados de setembro. "Através das funerárias, propomos aos parentes enlutados um estojo com um pequeno frasco com o cheiro do falecido, recolhido de alguma roupa que tenham nos fornecido".

Sobre o valor, o rapaz explicou que o valor compensará a exclusividade. "É algo feito sob medida, algo íntimo, que custará 560 euros".

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!