EXCLUSIVO: Gusttavo Lima cria polêmica ao registrar termo "O Embaixador"

24 de janeiro de 2019, 15h02, por Amanda Ramalho
Divulgação

No início desta quinta-feira, 24, nos deparamos com um post no qual dizia que Zé Neto e Cristiano seriam os novos embaixadores da Festa do Peão de Barretos. Entretanto, a dupla não poderia usar o título 'Embaixador' no evento, pois o mesmo havia sido registrado pelo sertanejo Gusttavo Lima.

Um perfil no Twitter, de um fã clube do Luan Santana, com o nome de @GraciosoLuan, postou imagens de uma conversa, pedindo que espalhassem a notícia de que Gusttavo registrou a palavra 'O Embaixador' e que agora a Festa do Peão de Barretos não terá direito de usar esse termo para os futuros representantes.

Para checar as informações, entramos no site INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial – e verificamos que realmente há 2 pedidos de registros como NIVALDO BASTISTA LIMA, nome de batismo de Gusttavo Lima.

Print - INPI

Na página, a situação para 'O Embaixador' consta como "Aguardando prazo de apresentação de oposição" e podemos conferir que há diversas especificações que englobam a palavra como "Apresentações de espetáculos ao vivo", "produção musical", "Organização de espetáculos" entre outras.

Print - INPI

Porém, os processos foram publicados em 22 de janeiro de 2019, estando aberto pelo prazo de 60 dias para apresentação de oposição por terceiros que não concordem com o termo.

Cintia Tambor e Antonio Bento de Souza, advogados especialistas da BEERRE Marcas e Patentes, explicou ao Kboing que, pelo período, 'O Embaixador', "ainda não é marca registrada" podendo ser usada normalmente.

Apesar do perfil @nemtecontobarretos também propagar a notícia que não será possível usar o termo na festa, fontes ouvidas pelo Kboing disseram que existe um acordo entre o músico e organizadores e que em breve serão divulgadas novas informações.

No Instagram mencionado acima, há um questionamento sobre como Os Independentes resolverão a questão e até brincaram com possíveis novos termos para os futuros representantes.

Stories - Nem Te Conto Barretos

Nos stories, também aproveitaram para dizer que é "uma bela hora para chamar um mulher":

Stories - Nem te Conto Barretos

Outro internauta ainda comentou que o "cargo" é apenas simbólico:

Stories - Nem te Conto Barretos

E é claro que as críticas ao sertanejo não ficariam de fora:

Stories - Nem Te Conto Barretos

Tem quem fez meme:

Stories - Nem Te Conto Barretos

E tem quem foi mais duro em relação a atitude de Gusttavo:

Divulgação

Vale lembrar que a festa, a maior da América Latina, já trabalha com o termo "embaixador" há muitos anos e pode provar seu uso em edições anteriores.

"A Festa do Peão de Barretos já usa esse termo, e dentro de um espaço superior há 6 meses, por esse motivo também tem direito", explicou o Dr. Bento, da Beerre.

Em contato com a assessoria de imprensa da Associação Os Independentes, no momento, eles não se manifestarão sobre o assunto, mas prometeram novidades para os próximos meses.

É importante mencionar também que, além de participar 2 anos seguidos da Festa de Peão de Barretos como embaixador, o novo projeto musical de Gusttavo é intitulado "O Embaixador" e esse, talvez, seja o único motivo do músico em querer proteger a palavra e não extinguir de uma festa tão popular.

Em relação a assessoria do músico, estamos aguardando uma posição.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!