"Dubsmash pornô" dribla Google Play e engana mais de 500 mil pessoas

30 de abril de 2015, 14h53, por Amanda Ramalho
Divulgação

Há alguns dias o aplicativo Dubsmash se tornou um grande fenômeno nas lojas de apps para smartphones. Todo mundo queria criar vídeos dublando uma frase famosa e na ânsia de baixar a ferramenta rapidamente, criminosos da rede virtual entraram em cena.

Segundo os desenvolvedores do Avast, um app falso chamado "Dubsmash 2" foi publicado na Play Store em 17 de abril e, antes da Google conseguir removê-lo, mais de 500 mil pessoas fizeram o download e foram enganadas.

O aplicativo não abria nenhuma brecha de segurança no sistema, porém tinha como finalidade usar o smartphone ou tablet para gerar acessos à sites pornôs. Uma URL criptografada contida no código do app baixava uma lista com outras URLs que levavam aos sites de conteúdo adulto. O app então fazia o navegador do Android acessar esses endereços automaticamente.

O malware se camuflava na gaveta de aplicativos com um ícone de uma engrenagem e o título "Settings IS". Com isso o usuário enganado demorava para descobrir onde tinha ido o tal "Dubsmash 2" e também evitava a desinstalação rápida.

Os especialistas disseram que o app não representou nenhum tipo de perigo para os usuários que o instalaram, já que era simples e tinha como objetivo apenas gerar acessos para sites pornôs.

Caso você tenha baixado por engano, acesse o app de "Configurações", clique em "Aplicativos" ou "Apps", selecione o item "Settings IS" na lista e o desinstale normalmente.

Fonte: TecMundo

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!