Dexter lança releitura e videoclipe da música ‘Voz Ativa’, dos Racionais MC’s

21 de agosto de 2020, 16h47, por Nicole Demartini

Hoje, dia 21 de agosto, o rapper Dexter lançou no seu canal do youtube uma nova versão da música “Voz Ativa”, originalmente dos Racionais MC’s. A versão conta com a participação de Djonga e Coruja, com batidas construídas por KL Jay e Dj Will.

“Voz Ativa” trata de temas importantes, como o racismo, violência policial e a luta negra por direitos básicos. Em sua nova versão, ela une duas gerações diferentes do rap brasileiro. Mano Brown participa da gravação do clipe, feita na Favela da Felicidade, em São Paulo. 

“Eu estava lendo os textos do Malcolm X naquela época e me identificava bastante com o que ele escreveu. A letra sou eu conversando com ele no livro, dizendo que aqui no Brasil as coisas estavam do mesmo jeito, mas que agora o negro tinha voz ativa e disposição de lutar”, conta Mano Brown, autor da letra e vocalista dos Racionais MC’s. Para Dexter, a regravação é importante para refletirmos sobre o que está acontecendo no Brasil ainda hoje: “Sou muito pelo amor nas coisas. Regravar o melhor grupo do país, o melhor letrista também. Não podia fazer isso sozinho. Me preocupo muito com o futuro, com o que está acontecendo com aquilo que veio da periferia e é nosso. Isso me despertou o interesse em resgatar algo do passado que pudesse conversar com as pessoas sobre a responsabilidade de ser e fazer”.

A motivação da regravação começou com as manifestações antirracistas por todo o mundo, principalmente no Brasil e nos Estados Unidos, com a morte de João Pedro Mattos e George Floyd.

Assista o clipe:

Ouça: