Depois de muitas audiências, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá ganham batalha

03 de novembro de 2014, 12h00, por Amanda Ramalho

A batalha judicial que rolava, há tempos, entre Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e o filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, e que parecia interminável, finalmente teve um ponto final.

Divulgação

Com já era de conhecimento público, o motivo da disputa era a liberação de uso do nome da banda que era formada por Dado, Marcelo, Renato e, até certo momento, pelo baixista Renato Rocha.

O juiz Fernando Cesar Ferreira Viana determinou, na última semana, que a Legião Urbana Produções Artísticas (empresa administrada pelo filho de Renato Russo) não pode impedir Dado e Bonfá de usar o nome de sua antiga banda.

No ano passado, a Justiça havia determinado que os ex-integrantes não poderiam mais usar o nome do antigo grupo. A Legião Urbana Produções Artísticas foi criada em 1987, dois antes do nascimento de Giuliano, para resguardar os interesses dos integrante. Renato Russo acabou se tornando sócio majoritário, pois a legislação indica que apenas uma pessoa pode ser detentora de uma marca. Sendo assim, Dado-Villa Lobos e Marcelo Bonfá ficaram como sócios minoritários.

A banda então entrou com o pedido de registro da marca Legião urbana no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Porém isso demorou para sair e alguns anos depois, quando Dado e Bonfá já haviam saído da sociedade, finalmente, os direitos sobre a marca foram obtidos.

Desde então a família de Renato tinha total controle da empresa e da marca.

Ouvir Legião Urbana     |    Letras de Legião Urbana