Consciência Negra: você sabe quais mulheres já cantaram sobre o tema!

, 13h26, por Amanda Ramalho

Desde a década de 70 o Brasil também passou a fazer parte da luta de movimentos sociais que visam ajudar na igualdade racial. Uma caminhada dura no combate contra a escravidão que só ganhou voz muitos anos depois.

No Brasil, 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra foi escolhido na mesma data da morte do líder negro Zumbi - que lutou por anos contra a escravidão no nordeste - e foi estabelecida no dia 9 janeiro de 2003, pela Lei n.º 10.639. Porém, a lei só foi sancionada no governo da presidente Dilma Rousseff, em 2011.

A data, 20 de novembro, procura homenagear e corrigir os erros do passado - da época em que um povo de origem africana, foi tirado do seu lar, a força, para que fossem inseridos no nosso país como escravos, por longos anos.

Conscientizar a população sobre a importância histórica dos negros é mais do que a nossa obrigação como cidadãos. Por esse motivo, diversos artistas já cantaram sobre a relevância desse povo!

Para essa semana da Consciência Negra, vamos publicar alguns conteúdos que reforcem a luta! Selecionamos três mulheres incríveis que marcam e marcaram esse enfrentamento.

Elza Soares, por exemplo, é uma delas.

Uma adas grandes vozes da MPB, Elza sofreu racismo e violência doméstica. Apesar da pobreza, nossa cantora deu a volta por cima e se fez ser ouvida quando ganhou um concurso musical no programa de Ary Barroso em 1953. Elza também já cantou sobre o feminismo, romance e preconceito racial.

Para quem acredita que a luta negra se restringe apenas aos mais velhos, que já sofreram, está enganado. Beyoncé, a queen do pop, já deu voz ao movimento em diversas canções, mas foi em "Formation" que ela mostrou e abriu o leque para falar sobre cultura e empoderamento.

Nina Simone chamava a atenção quando começava a tocar seu jazz ao piano, além de ser consagra como uma grande cantora. Ela encabeçou movimentos pelos direitos civis dos negros dos Estados Unidos e criou canções de protestos, como "Mississipi Goddam", que anos depois se tornou um hino do movimento negro.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música. Curta nossa página no Facebook!