Carregador pode ser a porta de entrada para vírus do seu smartphone

28 de janeiro de 2015, 10h52, por Amanda Ramalho
Divulgação

Você sabia que carregar o celular em qualquer lugar pode infectar seu aparelho? Pode até aparecer inofensivo, porém você pode ter todos os dados do seu smartphone roubados por esse descuido, já que os inofensivos carregadores de celulares podem servir como um meio para a transmissão de códigos maliciosos.

Segundo especialistas entrevistados pela editoria de Tecnologia do site UOL, isso é um caso raro e pode acontecer de duas maneiras. Uma delas pelo uso do cabo USB em um dispositivo (computador, por exemplo) infectado e a outra é o uso de um "carregador alterado" capaz de instalar um 'malware' [software mal-intencionado] e roubar todas as informações armazenadas no celular.

João Carlos Lopes, professor de Engenharia da Computação do Instituto Mauá Tecnologia, explica como isso funciona. "Com o aumento do uso dos smartphones, bem como a ampliação de suas funcionalidades, que incluem até transações financeiras, esses dispositivos acabam despertando cada vez mais o interesse dos hackers. O mesmo cabo que você carrega o celular também serve para a transferência de dados. Por isso é tecnicamente viável a instalação de vírus nesse simples processo".

DivulgaçãoEvite pontos de carregamento compartilhados

Para interceptar e roubar dados, os criminosos podem instalar um dispositivo no carregador - que é capaz de instalar um código malicioso no smartphone -, e transmitir os "dados roubados" quando o dispositivo estiver conectado à internet.

O smartphone é cada vez mais utilizado como mapa, jornal, diário, contador de passos, biblioteca e entre outras funcionalidades. Todas essas funções consomem a bateria do telefone, e cada vez mais os usuários procuram pontos de carregamento compartilhados, em locais como aeroportos, shoppings e estabelecimentos comerciais. São esses os momentos em que o aparelho fica mais vulnerável a uma infecção feita por meio do carregador.

Confira abaixo sete dicas para não correr o risco de contaminar seu smartphone:

1. Não menospreze os possíveis riscos
2. Instale e mantenha atualizado um antivírus
3. Não compre carregadores "piratas" ou de procedência duvidosa
4. Evite pegar carregadores emprestados
5. Certifique-se da procedência dos computadores que servirão de transmissão de energia
6. Faça a recarga com o celular desligado

7. Se não for possível desligar o smartphone, opte por desligar a transferência de dados