Caetano cobra prefeitura de Salvador por direitos autorais

30 de janeiro de 2018, 12h20, por Alexandre Murari
Divulgação

Em seu Instagram, nesta segunda-feira, 29, o músico Caetano Veloso protestou contra a prefeitura de Salvador, administrada pelo prefeito ACM Neto, para que pague direitos autorais aos artistas que tocam na cidade baiana em datas comemorativas como Ano Novo e Carnaval. (Confira o post ao fim da matéria)

→ Kboing FM adianta as férias e lança o concurso #MELEVAKBOING

→ Em Londres, Fioti canta com Balvin e grava clipe de hit mundial

"‪Salvador foi eleita a "cidade da música" pela Unesco e é a capital brasileira que mais promove festas e eventos ao longo do ano. Porém, a prefeitura da cidade é desrespeitosa e prejudicial com os autores, pois os direitos autorais de eventos públicos, como o Carnaval e o Réveillon, não são pagos devidamente", diz trecho do texto da queixa.

De acordo com o site Bahia Notícias, nomes como Marisa Monte, Marina Lima, Paula Lavigne, Djavan, Xande de Pilares, Mart'nália, Lan Lan, Mauricio Mattar, Paula Burlamaqui, Diogo Nogueira, Leo Gandelman, Mosquito, Flávio Renegado e Nando Reis também apoiam a causa.

A indignação em texto de Caetano cita uma dívida de R$ 30 milhões: "Em 2014, foi proposto que a prefeitura pagasse R$ 8 milhões, mas a proposta foi recusada pelo prefeito ACM Neto. O Ecad [Escritório Central de Arrecadação e Distribuição] já moveu diversas ações e continua notificando prefeitura em uma tentativa de diálogo. Entretanto, a prefeitura não se dispõe a negociar. Precisamos nos mobilizar para enfrentar esse absurdo", afirma o manifesto.