Aprenda a manter a pintura de seu carro sempre impecável

12 de junho de 2015, 16h20, por Alexandre Murari
Divulgação

Com a chegada do mês de julho, muitos pais aproveitam as férias dos filhos para tirar um período de descanso e viajar com a família. Da mesma forma, há aqueles que aproveitam a junção das férias da faculdade com o espírito aventureiro e fazem valer os dias de repouso explorando algum lugar desconhecido.

Escolhido o destino a ser visitado e o carro como meio de transporte, os motoristas mais responsáveis e zelosos sabem o que é preciso para garantir a segurança de toda a família durante a viagem. Além de trocar os pneus, calibrar o estepe, conferir o nível do óleo, verificar as velas e correias, olhar a borracha do para-brisas e encher o reservatório do limpador, os condutores já estão cansados de saber que o mais indicado é visitar um mecânico confiável para tratar de outros cuidados como freios, suspensão, iluminação etc.

No entanto, um pequeno problema, na parte externa do veículo, precisamente na lataria, faz brotar algumas dúvidas na cabeça dos que prezam e apreciam a beleza estética de seu possante: "Chegando lá, será que terá lugar para estacionar? E se não tiver, vou ter que deixar meu carro no sol?"

Foi pensando exatamente nesses transtornos que o especialista em pintura automotiva há mais de 20 anos, o gerente da CAR Centro Automotivos de Reparos de São José do Rio Preto/SP, Danivan de Toledo, indicou o que fazer em algumas situações. "O ideal é que tenha uma capa protetora no porta-malas, no entanto, tem alguns cuidados a serem tomados que ajudam na proteção da pintura", alertou Danivan, destacando que vários fatores de ambiente externo contribuem para o desgaste da pintura do automóvel.

Em algumas ocasiões, por não ter um local coberto para estacionar e a fim de proteger o carro do sol, é muito comum o condutor deixá-lo sob as árvores, esquecendo que os pássaros que lá estão acabam defecando sobre o veículo. "A alta temperatura da pintura devido a exposição ao sol, se encontra com o alto poder de corrosão dos excrementos. Isso forma uma combinação nociva para a pintura, causando danos irreversíveis ao verniz e a tinta. Ao longo prazo, os danos só serão solucionados com uma repintura”, afirmou o profissional.

Se mesmo tomando cuidado ainda assim houver o contato dos excrementos com a lataria, o ideal é umedecer os resíduos para que eles amoleçam, facilitando a retirada e evitando possíveis riscos ou manchas.

Devido à época do ano, algumas regiões - principalmente as montanhosas - são agraciadas por neblinas e serenos. A umidade, assim como a poeira e o vento, também danifica a pintura. "Muitas pessoas não sabem que aquele embaçado causado pelo sereno contém sais minerais. Expostos ao sol, provocam uma certa reação e acabam deixando manchas no veículo. O ideal é fazer o mesmo procedimento utilizado para retirar poeiras: jogue água em toda superfície atingida e seque com uma toalha de algodão", declarou o especialista. Para contatos com situações mais graves como a geada, o correto é evitar a remoção de qualquer fragmento pontiagudo, porque o movimento pode danificar ainda mais o local. É aconselhável deixar o pedaço derreter naturalmente.

Mesmo enfrentando situações externas, em sua maioria provocadas por ações da natureza, Danivan alerta que há alguns métodos preventivos para auxiliar na preservação da lataria do automóvel: "Para conservar a pintura e proteger das intempéries como o sereno e a ação do sol, utilize cera protetora periodicamente ou cristalize a pintura do veículo em uma empresa especializada".

Bom... antes de pegar a estrada, é muito importante frisar que além dos cuidados tomados com o veículo, seja na parte mecânica, elétrica ou na pintura, o condutor também precisa avaliar, principalmente em longas jornadas, se está em boas condições para dirigir. Lembre-se: descanse bem antes de pegar a estrada! Já é de conhecimento geral que o sono e o cansaço influencia diretamente a visão e a noção de espaço. Durante a viagem, evite ingerir alimentos gordurosos, procure manter uma alimentação leve, de preferência a base de frutas e fibras, e não esqueça de parar a cada duas horas para esticar as pernas e lavar o rosto. Boa viagem!!!

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!