Gilberto Gil biografia

Biografia

Gilberto Gil

O cantor e compositor Gilberto Gil nasceu em 1942, em Salvador, Bahia. Conhecido por sucessos como “Andar com Fé”, “Toda menina baiana”, “Aquele Abraço”, “A Paz”, “Se Eu Quiser Falar com Deus” e muitos outros, o baiano é um dos grandes nomes da música popular brasileira e prestou importantes contribuições históricas ao país.

Da infância à tropicália : a trajetória de Gilberto Gil



Interessado por música desde criança, aos três anos Gilberto Passos Gil Moreira, nome de nascença do cantor, ganhou um violão de sua mãe. Entretanto, apenas depois de adulto começou sua carreira profissional, ao se matricular na Universidade Federal da Bahia.

Logo em 1964, foi convidado para participar da inauguração do Teatro Vila Velha em Salvador. O show chamado “Nós, Por Exemplo” contou com a participação de Gal Costa, Caetano Veloso, Tom Zé e Maria Bethânia.

Durante o ano de 1967, a música “Domingo no Parque” cantada com Os Mutantes, ficou em segundo lugar no II Festival de Música Popular Brasileira (FMPB). No mesmo ano, Gil lançou seu primeiro álbum “Louvação”, considerado uma das grandes produções da música brasileira, com arranjos de Dorival Caymmi Filho (Dori Caymmi) e outros nomes da cena musical popular brasileira.

Foi no FMPB que surgiu a ideia de formar o movimento “Tropicália” com os amigos, hoje músicos consagrados, como Caetano Veloso, Torquato Neto, Tom Zé e Rogério Duprat. O movimento buscava mesclar os elementos das músicas internacionais com ritmos típicos brasileiros como forró e samba. Foi considerado subversivo pela ditadura militar e passou a ter caráter militante, ao desafiar o regime imposto com letras que falavam sobre liberdade.

Em 1968 lançou, junto com outros artistas, um disco manifesto intitulado “Tropicália”, o álbum se tornou um clássico da história musical brasileira.

Curiosidades



Gilberto Gil já foi vereador na Câmara Municipal de Salvador entre 1989 e 1992;

o cantor também foi nomeado Ministro da Cultura em 2003, mas deixou o cargo para se dedicar a carreira musical;

Ele é pai da apresentadora de TV , Bela Gil e da cantora, Preta Gil;

Maria Bethânia é irmã de Gilberto Gil;

Durante a ativismo tropicalista na ditadura, Gilberto Gil foi considerado reacionário e preso junto com Caetano Veloso;

Além disso, foi exilado na Inglaterra em 1069, época em que lançou “Aquele Abraço”;

Ganhou o Grammy de Melhor Álbum de World Music com “Quanta Gente Veio Ver” em 1978;

Após se separar da esposa Sandra Barreira Gadelha Gil Moreira, compôs a música Drão, em referência ao apelido de Sandra.