Entrevista: João Carreiro & Capataz

25 de março de 2010, 14h23, por Da redação, por Tatiana Pires

Com um estilo bem característico do sertanejo de raiz, João Carreiro & Capataz vai lançar o primeiro DVD da carreira da dupla. O trabalho, que sairá também em CD está previsto para chegar às lojas ainda este mês. Com cinco discos gravados, os músicos de Cuiabá, no Mato Grosso, comemoram oito anos de estrada em maio e presenteia os fãs com o novo projeto.

Ouvir João Carreiro & Capataz no Kboing 
Confira letras de João Carreiro & Capataz
 
Confira mensagem de João Carreiro & Capataz para os fãs
Veja fotos do show

João Carreiro & Capataz não se consideram integrantes do estilo sertanejo universitário, mas sim do sertanejo “pós-graduado”. E isso não tem nada a ver com a formação profissional. João Sérgio Batista Corrêa Filho, o João Carreiro é formado em administração de empresas; Hilton Cesar Serafim, o Capataz, se formou em direito. A denominação deve-se ao fato dos músicos apresentarem um som diferenciado.

“...Se você parar para escutar as outras duplas que estão no mercado é possível ver que nós temos um estilo bem diferenciado. O jeito de cantar de João Carreiro & Capataz é mais grave, uma voz mais grossa, somado a esse estilão de cantar moda raiz, além de nossas letras serem diferentes do estilo sertanejo universitário”, comenta João Carreiro.

Em entrevista exclusiva ao Kboing, os músicos falam da trajetória da dupla, comenta sobre a origem do apelido ‘brutos do sertanejo’, além de adiantarem alguns detalhes sobre o novo álbum que está preste a ser lançado. Confira:

Kboing – Como foi formada a dupla João Carreiro & Capataz?
Capataz –
Nós fizemos nossa formação no dia 4 de maio de 2002, portanto daqui há alguns dias estaremos completando oito anos de dupla. Somos naturais de Cuibá, no Mato Grosso. Há mais ou menos uns três anos começamos a levar nosso trabalho para fora do nosso Estado e hoje temos a grata satisfação e o privilégio de tocar em quase todos os Estados do Brasil levando a nossa música e defendendo a bandeira do sertanejo, da viola caipira e propagando o nome João Carreiro & Capataz.

Kboing – Vocês têm planos para comemorar esses oito anos de estrada?
Capataz –
Um de nosso sonhos, acho que o maior deles, acabou de ser realizado agora. Estamos lançando nosso primeiro DVD. Em comemoração aos nosso oito anos de carreira estamos lançando para toda a galera de todo Brasil, o DVD “Chique e Bacanizado”, que chegará nas lojas no finalzinho deste mês.

Kboing – Conte para os fãs do Kboing alguns detalhes deste trabalho.
Capataz –
A gravação aconteceu na cidade de Maringá, no Paraná, em 28 de novembro do ano passado. Portanto, em 90 dias o DVD já está pronto, foi muito rápido mesmo porque precisávamos de um trabalho deste para entrar mais a fundo no mercado. Fizemos com muito carinho, a maioria das músicas é do João Carreiro. É um apanhado de toda a nossa carreira, até então temos cinco discos gravados, quatro deles independes e o outro pela Som Livre e agora esse DVD que também sairá em CD

Kboing – João Carreiro & Capataz, tem algum motivo a escolha desse nome para a dupla?
João Carreiro –
Nós somos muito fãs de Tião Carreiro & Pardinho. Gostamos muito da viola caipira e da música raiz. João Carreiro é exatamente isso, uma homenagem a nossos ídolos e Capataz, foi o nome que nós achamos para associar a João Carreiro, meu nome é João.

Kboing – Então podemos dizer que as influências musicais da dupla são o sertanejo raiz?
João Carreiro –
Realmente gostamos muito de viola caipira, de música raiz. Mas eu particularmente, como compositor da dupla, tenho que acabar escutando várias outras coisas para diferenciar e mudar um pouco na hora de fazer nossas músicas. Eu escuto de tudo um pouco como Cazuza, Raul Seixas, Mato Grosso e Mathias

Kboing – Pra você como é essa atividade de compositor?
João Carreiro –
Claro, que em todos os momentos da vida acabam me influenciando de uma certa maneira, se você está triste, feliz vai te influenciar, mas uma das coisas que mais me inspira é escutar música boa. É nessa hora que surge a inspiração! Todas as vezes que eu escuto uma música nova, que eu acho diferente, que é legal e que ainda não passou pela minha cabeça a ideia de fazer aquele certo tipo de música, aquilo me incentiva e eu acabo escrevendo alguma coisa nova.

Kboing – Por que vocês se consideram os BRUTOS do sertanejo?
João Carreiro –
Não é que a gente se considera (risos). Foram as rádios que deram esse apelido para a gente, porque se você parar para escutar as outras duplas que estão no mercado é possível ver que nós temos um estilo bem diferenciado. O jeito de cantar de João Carreiro & Capataz é mais grave, uma voz mais grossa, somado a esse estilão de cantar moda raiz, além de nossas letras serem diferentes do estilo sertanejo universitário.

Kboing – O que é ser “xique bacanizado”?
João Carreiro –
É só um palavreado, são jargões que escutamos nos rodeios e nos meios sertanejos e acabamos transformando em música como “bruto, rústico e sistemático” e “está bagunçado, mas tem gerencia”...

Kboing – De todo o repertório da dupla, qual a canção preferida de vocês?
Capataz –
Eu gosto de muitas músicas nossas, mas na verdade eu destaco duas, “Lágrimas de Crocodilo” e acho que o João vai dizer a mesma, que é de autoria dele. Foi uma música que nunca trabalhamos e que sempre chegávamos nas cidades e todo mundo já sabia cantar, foi uma música que andou sozinha. “Lágrimas de Crocodilo” foi muito importante, assim como é até hoje.
João Carreiro – Realmente, essa canção acabou sendo um divisor de águas de João Carreiro & Capataz. Ela foi de nosso segundo CD e foi uma música que dando um estilo para a dupla, já que no nosso primeiro CD era bem caipira, mais voltado para as coisas do campo. E uma outra que é muito importante pra gente, que se tornou trilha sonora de uma novela é a “Bruto, Rústico e Sistemático” e se encaixa muito com esse apelido que o povo deu pra gente dos “Brutos do Sertanejo”.

Kboing – Como vocês enxergam o cenário sertanejo atual?
João Carreiro –
O mercado é como coração de mãe, sempre cabe mais um. Acho que tem espaço pra todo mundo, o Brasil é muito grande, vamos colocar assim que até percorrermos todos os cantos do país tem chão...e o  João Carreiro & Capataz está num momento ótimo, mas como diz o outro: “Se vir mais estamos pronto também” e agradece a Deus!

Kboing – Deixem uma mensagem os fãs da dupla.
Carreiro –
Olá galera do Kboing, estamos muito honrados de estarmos aqui batendo um papo com vocês e deixar aqui o nosso abraço carinhoso, o nosso respeito. Queremos dizer a todos os nossos fãs que estamos buscando cada vez mais melhorar as nossas músicas que são feitas pra vocês que curtem, que são vocês que fazem de nós, João Carreiro & Capataz o pouquinho que somos hoje. Se a gente sobe no palco é para levar um alegria para vocês. Só temos a agradecer a vocês e desejar toda a felicidade do mundo. A todos que acessam o site, um beijo carinhoso e até uma próxima.